TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Artigos Científicos: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CLAUDIO37 • 19/11/2013 • 553 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
O surgimento das Teorias da Administração
A história da Administração poderia ser contada a partir da evolução humana, pois,
a ação de administrar é considerada como inerente ao homem e ao trabalho que ele realiza. Assim, na época pré-industrial, o trabalho era realizado de maneira autônoma pelas próprias famílias, que produziam seus bens de consumo de forma artesanal. Num primeiro momento tais bens eram produzidos para suprir suas próprias carências, e depois para a permuta com outros produtores autônomos. As famílias trabalhavam A história da Administração poderia ser contada a partir da evolução humana, pois, juntas numa unidade econômica de produção e eram detentoras tanto do capital quanto do conhecimento do ofício. TOFFLER (1992) as chamou de núcleo familiar, pois se autogeriam, se auto – sustentavam. Porém, o incremento da demanda de artigos têxteis no mundo em 1700, demonstrara a escassez de artesãos para o trabalho; daí a necessidade dos meios mecânicos para viabilizar o crescimento econômico.
(1981) como:a Revolução Industrial
. A produção econômica deslocou-se do campo para a fábrica, a família não mais trabalhava junta como unidade e o domínio do trabalho como um todo foi destituído pela imposição do trabalho fabril que parcelava as tarefas em partes diminutas impondo a superespecialização do homem em uma única tarefa.
Principais Teorias Administrativas, suas características e enfoque
Teoria Clássica:Corrente iniciada por Fayol , para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações
Principais enfoques: Organização formal, princípios gerais da administração, funções do administrador, com ênfase na estrutura.
Teoria da Burocracia:Corrente baseada nos trabalhos de Max Weber, descreve as características do modelo burocrático de organização
Principais enfoques: organização formal burocrática e racionalidade organizacional, com ênfase na estrutura.
Teoria Estruturalista:Corrente baseada na sociologia organizacional, procura consolidar e expandir os horizontes da administração.
Principais enfoques: Múltipla abordagem: organização formal e informal, analise intra-organizacional e interorganizacional, com ênfase na estrutura.
Teoria das Relações Humanas:Corrente iniciada com a experiência de Hawthorne, combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas.
Principais enfoques: Organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo, com ênfase nas pessoas.
Teoria Comportamental:Corrente baseada na psicologia organizacional, redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
Principais enfoques: estilos de administração , teoria das decisões, integração dos objetivos organizacionais e individuais, com ênfase no ambiente.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional:Corrente baseada na psicologia organizacional, redimensiona e atualiza os conceitos
...