TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Exames: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nasousa • 16/11/2014 • 644 Palavras (3 Páginas) • 175 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
Para iniciarmos essa pesquisa primeiramente é preciso entendermos e compreendermos o conceito de administração, segundo Chiavenato (2011) um dos conceitos de administração é “ é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos” essa função da administração é um ciclo que nunca acaba, confira na figura.
Figura1:Funçães da administração
Fonte:www.administracaovirtual.com.br
A administração é uma ciência, Chiavenato (2011) vai mais longe ainda afirmando que a administração é uma ciência, técnica e arte, mas a grande questão dessa pesquisa é descobrir como surgiu essa ciência.
A administração teve seu inicio de forma informal a muitos e muitos anos atrás, porém foi com o desenvolvimento da humanidade que ela foi “tomando forma”, pois gerou a neces-sidade de organização nas atividades desenvolvidas pelo homem. Por volta de 1759 o cresci-mento acelerado e desorganizado das manufaturas capitalistas começam a gerar uma intensifi-cação da divisão do trabalho, o que já poderíamos dizer que era um certo tipo de administra-ção. Já em 1776 houve um grande marco na história da humanidade, a invenção da máquina a vapor, evento que inicia a Revolução Industrial, ou seja, agora o homem introduz a máquina no processo produtivo.
É nesse cenário que surge o fundador da Teoria Geral da Administração (TGA), Fre-derick W. Taylor (1856-1915), nasceu e morreu em Filadélfia (USA), foi um engenheiro me-cânico, seu foco era eficiência e eficácia operacional na administração industrial, iniciou a Escola da administração cientifica.
Taylor desenvolveu nos Estados Unidos, o aumento da produtividade na empresa atra-vés do aumento de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na analise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que a função e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido a abordagem da Administração Cientifica é uma abordagem de baixo para cima, e das partes dos operários e cargos para o toda a “organização”. Assim pre-dominava a atenção de uma tarefa, para o método de trabalho, para os movimentos necessários a execução de uma tarefa, para o tempo médio determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, funções que constituem a chamada organização racional do trabalho.
Como já foi mencionado Taylor tinha seu foco voltado para área operacional, dava muita ênfase nas tarefas e racionalização do trabalho, queria produzir, produzir e produzir. Buscava maneiras de padronizar o trabalho, não se importava com bem estar de seus funcio-nários muito menos com seus direitos trabalhistas.
Outro importante fundador foi o europeu Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Cons-tantinopla e faleceu em Paris (Anatomista e Fisiologista da Organização), a preocupação básica de Fayol era aumentar a eficiência
...