TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I
Artigos Científicos: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JARDELINA • 9/5/2013 • 444 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
Evolução da teoria da administração I
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso:
- Habilidade técnica: utilização de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio de experiência e educação. Importante no nível operacional.
- Habilidade humana: é a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupo de pessoas Importante no nível intermediário.
Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
- Habilidade conceitual: é a capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e a ajustamento do comportamento de suas partes. Permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total. Importante no nível institucional,pois o que determinará o sucesso será a capacidade do que ele faz,e não das características que ele tem.
Essas habilidades elas se alteram durante o tempo, pois tudo se transforma, e as habilidades que são necessárias para um bom administrador vão se modificando de acordo com as necessidades da sociedade que ele está inserido.
E cada uma delas são exigidas principalmente daqueles profissionais que ocupam cargos elevados nas organizações, pois exige deste que tenham capacidade de analisar criticas,pensamento analítico e facilidade na compreensão dos problemas e formulação de respostas.
Cada teoria via o individuo de um modo diferente.
Teoria Comportamental: Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias, e é vista como um sistema de decisões.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional : são as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
Teoria da contingência;
A abordagem contingêncial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. A tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação especifica sobre circunstancias e num momento especifico contribuir para a obtenção dos objetos da administração.
Teoria Burocrática; é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
...