TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Ética nas negociações
Seminário: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Ética nas negociações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thamires19 • 27/3/2014 • Seminário • 602 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
1.Definição da Ética
Ética é a ciência dos costumes dos atos humanos, nada mais é que um conjunto de práticas morais de uma determinada sociedade, ou então os princípios que orientam essas práticas.
A ética e a verdade são a essência da consciência humana. Não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos.
Uma sociedade eticamente comprometida com o respeito à dignidade ela se apoia em três conceitos éticos:
• É essencial que ela seja justa – que haja oportunidade para todos;
• É necessário que ela seja livre – que a vontade educada torne a liberdade responsável;
• E que seja solidaria – que haja compromisso com o bem pessoal e o bem comum.
Sentimos a necessidade de viver em sociedade, e para que a convivência seja pacífica devemos respeitar o direito, a moral e a ética. De forma generalizada, ética é o estudo do que é bom ou mau, buscando justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito.
2. Ética na Negociação
A ética é sempre lembrada quando falamos em negociação, pois ela está relacionada com o grau de honestidade e de sinceridade que o negociador possui com o seu oponente.
O trabalho foi desenvolvido a partir da revisão de leitura dos estudos relacionados a negociação e ética. No texto, nota-se que os padrões éticos podem divergir de acordo com povos e de pessoas, na ética existem aspectos básicos, como questões morais e padrões de comportamentos e etc.
A negociação é um processo competitivo, e por isso a ética é uma questão muito importante, pois partes estão em competição para conseguirem o melhor acordo. Neste ponto exige a discussão quando até que ponto está agindo com ética ou não, isso depende muito dos valores e ambientes das pessoas envolvidas na negociação. Lewicki e outros propõem uma matriz para análise dos comportamentos éticos e legais.
• Não é ético e nem legais. Composto normalmente por um conjunto de problemas que tornam as negociações perigosas.
• Considera-se o comportamento como ético, porém não são legais, estando sujeitosa legislação.
• Legais porém não éticos. São aceitos para a legislação, todavia podem ser refutados pelos padrões éticos, conforme valores dos envolvidos.
• Legais e éticos.
• Legais e éticos. Matriz na qual os comportamentos são considerados aceitáveis pelo grupo, considerado como comportamento ótimo.
Não existe nenhum termo ético, um padrão ou declaração modelo para ser seguida, diferente do aspecto legal, que irá depender de questões como, formação, experiência, valores pessoais e etc.
O comportamento ético tem dois componentes muitos importantes que afetam a maneira das pessoas agirem. O domínio da legislação, que tem os princípios éticos estabelecidos por lei e o domínio da livre escolha, mas ao fazer suas opções éticas ao indivíduos tem que impor questões pela coletividade, regas básicas de comportamentos
...