TEORIA DA CONTINGÊNCIA
Trabalho Escolar: TEORIA DA CONTINGÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KAKACRUZ • 1/5/2014 • 216 Palavras (1 Páginas) • 332 Visualizações
A concepção de contingência na administração significa que não há uma única melhor maneira de administrar, mas sim a mais adequada para cada situação. Pesquisas que geraram a teoria da contingência concluíram que a estrutura organizacional deve seguir a estratégia e não vive-versa; que há modelos mecânicos (mais repetitivos e fixos) e orgânicos (mais dinâmicos e flexíveis) para administrar conforme o tipo de atividade; que o ambiente influencia na diferenciação e na integração de cada empresa; e que mudanças na tecnologia levam a rearranjos e a novos modelos organizacionais.
1 A concepção de contingência na administração
A teoria da contingência na administração pode ser entendida como uma continuidade da teoria dos sistemas, no sentido de pensar estruturas organizacionais e ações gerenciais adequadas às organizações em função, principalmente, do ambiente e da tecnologia. Esta teoria preconiza que nada é absoluto em administração, sendo necessário analisar qual é a melhor solução organizacional para cada situação ou contingência. Desta forma, dependendo da situação, pode-se utilizar, separadamente ou combinadas, as abordagens mais tradicionais, as comportamentais e a de sistemas.
Conforme Daft (1999), contingência significa que (p. 15) “uma coisa depende de outras, e para que a organização seja eficaz é preciso haver um perfeito ajuste entre sua estrutura e as condições do ambiente externo”. Assim, esta teoria significa “depende” da situação da organização.
...