TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
Pesquisas Acadêmicas: TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nati1988 • 14/9/2013 • 375 Palavras (2 Páginas) • 512 Visualizações
Curso: Administração
TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
TEMA: QUAIS AS DIFICULDADES AS EMPRESAS BRASILEIRAS ENCONTRAM PARA A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO?
As empresas estão cada vez mais descobrindo a importância da gestão do conhecimento, a criação e a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam um desafio a ser enfrentado pelas empresas. Todo o conhecimento existente nas organizações, idéias, conhecimentos e talentos dos colaboradores são as maiores riquezas de uma empresa e precisam ser exploradas, desenvolvidas e expandidas.
Gestão do Conhecimento está associada à evolução da teoria organizacional, sua prática envolve análise de vários aspectos como: concepção sobre a natureza humana, ambiente econômico e social, tecnologias envolvidas, modelos organizacionais, práticas gerenciais, liberdade de criação e aprendizados individuais e coletivos.
As empresas no Brasil possuem dificuldades para a execução e criação de conhecimento novo, pois para utilizar esse método é necessário um grande sistema informatizado com foco em relações e troca de informações e de conhecimentos, profissionais com habilidade e sabedoria pra extrair de todos os colaboradores uma participação mais efetiva em busca de gerar mais ativos nas empresas e a própria atitude desses colaboradores que por uma cultura antiga são acostumados a não ter tanto poder de opinar e contribuir nos processos estratégicos. As organizações enfrentam dificuldades na velocidade de sua adaptação à nova realidade, o desconhecimento do futuro, a cultura anterior, momentos de dificuldades empresariais, a descrença em uma visão compartilhada de futuro, a falta de capacitação para os novos papéis são alguns dos fenômenos que fazem parte das dificuldades percebidas.
Nos dias de hoje a gestão do conhecimento é mais difundida nas empresas lideres em seus mercados de atuação e multinacionais, pois essas têm uma relação com o que é implantado fora do país, enquanto as de médio a pequeno porte ainda enfrentam algumas barreiras para a execução total ou completa no processo de gerar conhecimento novo. É preciso que as empresas Brasileiras identifiquem os funcionários como parte de um todo da empresa, valorizando suas idéias e opiniões, e a forma que executam suas funções, e assim orientá-los sobre a importância de que os conhecimentos e experiências de cada colaborador sejam compartilhados, para que as empresas possam adquirir um conhecimento novo e ambos, empresas e indivíduos alcance seus objetivos e trabalhem de forma conjunta.
...