TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Dissertações: TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrolps • 4/4/2014 • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
Compre Aqui Ltda
Tatiana Kochhann
O Compre Aqui Ltda. é um supermercado que foi fundado em 1985 por 3 (três) pessoas, sendo duas irmãs, e o marido de uma delas. O empreendimento começou de forma modesta, numa pequena peça cedida por familiares, com uma pequena quantidade de alimentos e foco voltado para a compra e venda de produtos coloniais.
Os primeiros anos foram de trabalho árduo, com poucos recursos financeiros, sem experiência na área e sem auxílio de nenhum funcionário. Iniciaram seu comércio com garra, coragem e muita determinação. Com o tempo, trabalho e simpatia, o pequeno empreendimento começou a crescer e ser valorizado pela comunidade local. Em pouco tempo tornou-se um supermercado de médio porte. Além dos produtos coloniais, o supermercado incluiu também produtos caseiros preparados no local, como por exemplo: pão, lasanha, etc. Com o passar do tempo, também cresceram as famílias, uma delas teve dois filhos e, a outra três. O quadro de funcionários foi se ampliando para atender à demanda de atividades e serviços do supermercado. Dos cinco filhos das famílias, apenas um deles tem acompanhado e participado do empreendimento desde a sua fundação, porém o sustento de todos ainda provém do faturamento do supermercado. Hoje esse supermercado está localizado no centro da cidade, tendo um bom faturamento e uma considerável clientela. Continua com os mesmos sócios, a participação de um dos primogênitos e de mais sete funcionários.
Para dar uma “virada” nos negócios, a sociedade tomou a decisão em unir-se a mais dezessete supermercados do mesmo porte, participando de uma rede informal de interesses. O principal objetivo é comprar alguns produtos em maior quantidade, baixando o preço de aquisição e com isso, vender mais barato, concorrendo, assim, com os supermercados de maior porte. A ideia deu certo e o faturamento aumentou, o fluxo de clientes também, porém, a loja não se preparou para o volume de serviços, sobrecarregando quem ali trabalha.
Como o negócio é familiar, não há um profissional na área de administração e no quadro funcional as pessoas não são especializadas. Todos ocupam várias funções ao mesmo tempo, tornando o trabalho um pouco desorganizado. Trabalha-se muito, há lucro, há resultados, porém sem nenhum controle e organização. O supermercado tinha seu posicionamento mercadológico voltado para o atendimento das classes A e B. Depois que o supermercado Compre Aqui entrou para a rede, passou a atender a classe C.
Com o novo posicionamento mercadológico a sua clientela aumentou novamente e o espaço físico ficou a desejar, não comportando mais a diversidade de mercadorias que todas essas classes exigem. Para aumentar o MIX de produtos, fez-se necessário a ampliação do espaço físico, viabilizando uma melhor organização dos produtos no supermercado.
O supermercado Compre Aqui cresceu, mas não acompanhou todas as inovações que os mercados concorrentes realizaram. O filho percebeu isso, mas não encontrou o apoio dos proprietários, pois ele gostaria de assumir e reformular o negócio. Ele tinha visão de futuro e consciência de que o negócio estacionou; que continuar crescendo é possível, porém, necessita que mudanças urgentes aconteçam.
Fonte: Fragmento extraído do Caso Empresarial produzido no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, da Faculdade Exponencial – FIE Chapecó -SC.
Questão 1 - (3,0 pontos)
Foi estudado a partir do livro didático que Katz (apud STONER; FREEMAN, 1999) identificou três tipos básicos de habilidades: técnica, humana e conceitual.
Faça uma dissertação entre 10 e 15 linhas de qual ou quais destes tipos básicos de habilidade você acredita estar ou estarem faltando para os gestores do Compre Aqui.
Ao se analisar o texto, pode-se notar que, em relação à técnica, o supermercado teve seu início efetuado pelos donos e por ser tratar de um negócio de familiar os integrantes não possuíam o conhecimento administrativo necessário para a organização do negócio, bem como os funcionários que também não possuíam nenhuma tipo de especialização, dentre os funcionários todos acumulavam várias funções o que gerava desorganização no ambiente de trabalho. Na questão da parte humana os proprietários não procuraram ouvir as outras pessoas, em especial, o filho primogênito, que atuava também na empresa e que possuía um visão de futuro para implantar as mudanças que o supermercado necessitava para continuar o seu crescimento. Dessa forma também não agiram de forma conceitual, pois não foram formuladas estratégias para o crescimento, apesar de terem se juntado com outros supermercados formando uma rede, não conseguiram acompanhar os concorrentes que tiveram crescimento superior.
Questão
...