TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE SISTEMAS

Ensaios: TEORIA DE SISTEMAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

2. Desenvolvimento

Abordagem sistêmica.

Podemos definir visão sistêmica como a capacidade que um profissional vê a empresa como um todo e entende como funciona e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega (delivery) de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica.

Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.

Um gestor que possui a competência Visão Sistêmica e a coloca permanentemente a serviço da organização exerce um papel preponderante na gestão dos processos que envolvem sua área de responsabilidade; pois, em suas decisões estará privilegiando não só a eficiência do processo, que significa "fazer certa a coisa”, mas, acima de tudo, privilegiará a eficácia, que em última instância significa "fazer a coisa certa" objetivando agregar valor aos resultados da organização.

Respeitosamente parafraseando o presidente americano John F. Kennedy

(1917- 1963), e guardando as devidas proporções podemos afirmar que um gestor que possui a competência visão sistêmica não pergunta o que a sua organização pode fazer por ele. Pergunta o que ele pode fazer por sua organização. Recomendamos, neste sentido, que a área de gestão de pessoas elabore um programa de desenvolvimento e capacitação de gestores na competência visão sistêmica que contemple em linhas gerais a abordagem de temas relacionados ao negócio da organização e seu posicionamento no mercado; à sua visão, missão, valores e princípios que norteiam suas ações; aos objetivos e metas estratégicas da organização e quais as estratégias adotadas para atingi-los; a estrutura organizacional e as atribuições de cada área nela representada (o papel de cada um); os seus processos internos, suas interdependências, necessidades de informações e resultados esperados de cada processo e; por fim, o modelo de Indicadores que a Organização adota para medir e avaliar seu desempenho.

A Era Sistêmica veio a consolidar-se a partir dos avanços tecnológicos e da informação, através da globalização dos negócios e das grades mudanças que geraram a instabilidade e a imprevisibilidade do ambiente corporativo. Anteriormente, as empresas eram retratadas como um sistema insensível as suas responsabilidades sociais. Com isso, a partir deste momento, a Administração vem sendo idealizada a não ser mais dissociada do universo da informação globalizada, ou seja, o gestor deve olhar também para o meio externo à organização e responder as necessidades que este a impõe (baseados nos estudos de Bertalanffy - 1937). Mais a frente, começou a surgirem os pensamentos de responsabilidade social, com Friedman, em 1970.

Sob uma visão mais generalizada, o administrador deste século deve ser visto como um agente de mudanças, focalizando no futuro e preparando a empresa para enfrentar novos desafios que surgem. O administrador deve ser proativo, capaz de refletir mais sobre a sua forma de pensar, consequentemente, sua forma de agir, no entanto, sempre direcionado a questões Ambientais, Econômicos, Educacionais, Políticos e Social.

PONTOS PRINCIPAIS

Tipos de sistemas

Quanto a sua constituição

Sistema Físico (concreto): São compostos de equipamentos, maquinário objeto e coisas reais. Ex: Hardware

Sistema Abstrato (conceituais) : Compostos de conceitos, filosofias, planos e ideias. Os abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema físico.

Ex: símbolos representam atributos e objetos, que muitas vezes existem nos pensamentos

das pessoas. Software

Software e Hardware

Complementam entre os sistemas físicos e abstratos: os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato que são a programação para as máquinas, para funcionar e desempenhar suas funções.

Quanto a Natureza

Sistema Aberto: relação com o meio, inúmeras entradas e saídas, são adaptativos e reajustam constantemente para sobreviver. Estrutura otimizada quanto ao conjunto de elementos.

Ex:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com