TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Resenha: TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gp2802 • 19/9/2014 • Resenha • 206 Palavras (1 Páginas) • 306 Visualizações
Caso concreto 1
Texto 1) Esse texto e narrativo pois tem natureza predominantemente informativo como mostra o treco a seguir “Antigamente, isso era impossível de ocorrer por conta do tamanho dos gravadores e da necessidade de estarem próximos de quem falava para obtenção nítida da voz. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, são inúmeras as ?traquitanas? que gravam voz a distância e com excelente resultado em termos de qualidade de audição.”
Texto 2)Esse texto é uma argumentação, pois os fotos são todos narrados na terceira pessoa e é utilizada de um texto valorado exemplo “No entanto, para absoluta surpresa do autor, no dia combinado o automóvel sequer havia chegado à concessionária. Ressalta-se que o autor já havia, nesta data, entregue seu veículo à empresa-ré, encontrando-se em situação de completo desamparo”
Caso concreto 2
No ordenamento jurídico brasileiro de maneira majoritária a possibilidade de se indenizar ou compensar os danos decorrentes do descumprimento das obrigações parentais é vista de forma inadequada, pois nas questões familiares o dano moral pode ser gerado de questões subjetivas tornando difícil a identificação dos elementos que tradicionalmente compõem o dano moral indenizável que se configura no dano, culpa do autor e nexo. Contudo, não existem restrições legais à aplicação das regras relativas à responsabilidade civil.
...