TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho Escolar: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2OVER • 13/5/2014 • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
A Comunicação na Empresa
Comunicação
As organizações para sua sobrevivência estabelecem canais de comunicação, que proporciona relacionamento agradável, harmonioso e eficaz com o ambiente e suas partes. DAI Comunicações Administrativas formarem um sistema de informação estabelecido para favorecer aqueles que ocupam funções administrativas em uma organização.
O termo COMUNICAÇÃO é considerado evidente enquanto o seu significado, talvez com a causa natural de algumas empresas descuidadas á consistência da redação empresarial. Determinadas falhas seriam facilmente corrigidas se não houve a exigência de possuir conhecimento suficiente para não ignora ou aprender.
Comunicação significa tornar comum, troca de opiniões, saber, implica interações e troca de mensagens, é um processo de participação de experiências que modifica a disposição mental, o sucesso empresarial depende de um sistema de comunicação eficaz tanto interna quanto externa.
As relações de trabalho tem linguagem compreensível para um estabelecimento comum, na própria definição da comunicação tem envolvimento de participação, transmissão, troca e conhecimentos e experiências, a comunicação depende do resultado do funcionamento e do desempenho de uma empresa.
É indispensável a informação ao administrador como base para atingir metas, descobrir e definir áreas problemáticas que impedem a organização dos seus objetivos, são avaliados também os desempenhos individuais e coletivos, vendo que a eficiência do trabalho em grupo depende de informações que permitem fazer ajustamentos necessários.
PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
Existem vários fatores que impedem a eficácia de uma mensagem, pela parte do emissor:
* Incapacidade verbal, oral ou escrita para por o próprio pensamento.
* Falta de coerência entre os diversos fragmentos de frases ou de pensamentos.
* Intromissão de opiniões, juízos e valores quando somente os fatos podem gerar soluções.
* Uso de termos técnicos desconhecidos do receptor.
* Imprecisão vocabular ou uso de frases longas para impressionar o leitor.
* Ausência de espontaneidade ou manifestação evidente de linguagem afetada.
* Acúmulo de pormenores irrelevantes.
* Excesso de adjetivos e advérbios e de frases feitas, clichês.
Pela parte do receptor:
* Nível de conhecimento insuficiente para a compreensão da mensagem.
* Falta de experiência.
* Falta de imaginação.
* Ausência de atenção – distração.
* Falta de disposição para entender.
Recomendam-se habilidades técnicas para aprimorar a comunicação, aos sistemas e as atitudes.
Essas barreiras são ultrapassadas com o exercício contínuo da relação de relatórios, cartas e memorandos, com a leitura assídua de toda a correspondência que chega á empresa, e periódicos, de livros.
Quando os sistemas, o redator atentará para o fato de que a comunicação é um meio de alcançar objetivos para a empresa, informações exatas e rápidas são fundamentais para as decisões fundamentais eficazes.
O redator profissional deve ter conhecimento de que as pessoas têm atitudes, isto é, as suas ideias apresentam relações com alguma experiência anterior, atitudes são crenças sobre gente, produtos, objetos, seres, do comunicador exige atenção em relação á alguns vocabulários que provocam determinadas atitudes, se possível deverá evitá-los, caso contrário não conseguirá um resultado positivo de sua comunicação.
O redator deve organizar ideias para transmiti-las para terceiros, se uma pessoa não pensa claramente, dificilmente consegue se comunicar com eficácia, enquanto o redator negligenciar o dever de pensar apareceu sempre problemas para serem resolvidos.
Ideias obscuras conduzem a um resultado confuso, a clareza de exposição é obtida com a utilização de palavras simples, as expressões ambíguas ou abstratas, os barbarismos, os solecismos; não se deve também carregar o parágrafo com excesso de citações fora de propósito.
A comunicação escrita tem ainda outros obstáculos e inconvenientes, não se podem exemplificar ao leitor todas as ideias que estão por trás dos preciosos cotarem com a colaboração e a inteligência do receptor.
O QUE FAZER PARA ALCANÇAR O OBJETIVO
São pouco importantes o que deve ser considerado um ato de escrever.
* Oque quer, o que deseja?
* Quem vai ler a comunicação?
* De que tipo de pessoa se trata?
* Qual o nível cultural dela?
* Refletir antes de escrever.
QUANTIDADE E QUALIDADES DAS INFORMAÇÕES
* Analisar a quantidade de informações necessárias.
* Examinar a qualidade das informações.
* Evitar informações inoportunas.
* Convencer o receptor o concordar com a mesa que ser alega.
Selecionar fatos e inovar as opiniões.
PALAVRAS
As pessoas utilizam palavras que são de um repertório comum, não tendo um valor para todas as pessoas sendo específico, existem palavras que tem sentido na frase, que denominamos palavras reais, são elas: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, há palavras cujo objetivo é estabelecer a relação entre as ideias, onde chamamos instrumentos gramaticais: artigos, preposições e conjunções.
As palavras reais transmite clareza exemplo: quanto maior o número de substantivos maior será a carga de informação, já o advérbio tem menor expressividade, ou seja, não transmite ideias novas e sim apenas circunstâncias.
Na redação oficial é preciso tomar cuidado com o uso de adjetivo, sendo ele que transmite opiniões que constituem á comunicação.
Escolher palavras adequadas
...