TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Casos: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emmanoel macedo • 23/3/2015 • 3.199 Palavras (13 Páginas) • 611 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3
1. PARTE HISTÓRICA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO..............................................4
2. ÊNFASE NAS TAREFAS......................................................................................................4
3. ÊNFASE NAS PESSOAS......................................................................................................6
4. ÊNFASES NA TECNOLOGIA E NO AMBIENTE..............................................................7
5. ÊNFASES NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE.......................................9
6. A ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO............................9
7. O CONTEXTO DAS EMPRESAS.......................................................................................10
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................................12
INTRODUÇÂO
O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração e suas diversas transformações, reformulações e adequações que sofreu ao longo da historia até chegar aos métodos mais utilizados nos dia atuais.
A Teoria da Administração nasceu no momento em que as organizações alcançaram certo tamanho e complexidade isso ocorreu no início do século XX. T.A é um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como ciência, técnica e arte. Essa teoria oferece aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequadas para a solução de problemas empresariais.
Todas as teorias administrativas são válidas, embora cada uma valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas da teoria geral da administração. Na verdade, cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas são ainda aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa ter um bom conhecimento para ter a sua disposição uma série de alternativas adequadas para a situação.
Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.
Nos dias atuais, a administração e as organizações estão sendo submetidas a uma série de modificações estruturais, em especial as empresas privadas, funciona dentro de um contexto extremamente competitivo o que acarreta numa política de qualidade que vise o aprimoramento continuo dos seus produtos e serviços e a capacidade de se diferenciar e apresentar a cada dia seus resultados melhores com a menor quantidade de recursos é o desafio da empresa moderna, questionando e analisando as teorias desenvolvidas por diversos pensadores os quais desenvolveram os métodos revolucionários e inovadores para o surgimento da administração não somente nas empresas mais também no cotidiano do dia a dia do individuo não somente nas empresas mais também seu comportamento em sociedade.
1. Surgimento dos acontecimentos os Quais deram inicio as teorias da Administração:
Para sabermos da origem da Administração devemos voltar um pouco no tempo mais preciso na Idade Média, em um determinado grupo da sociedade o feudalismo, na qual se subdividia em três camadas sendo uma a principal para manter toda a estrutura funcionando os trabalhadores responsáveis pela alimentação vestimentas e demais necessidades que a todos precisavam para viver.
Cada propriedade de terra era administrada pelo senhor feudal o qual alem de possuir muitas terras tinha inúmeros servos para manter e administrar seus bens, no começo o cultivo e a vestimentas ali produzidas era para quem vivia nos feudos e vendidos a pequenos comércios locas, devido à maneira com que eram confeccionados os produtos, quando o os comércios começaram a vir comerciantes de outros lugares distantes começou a constituir-se de algo a mais de vendedores e compradores de mercadoria feita naquela região, quando estes comerciantes de uma área maior trouxeram novas influências, desta maneira ouve uma valorização pelos produtos dando inicio a um preço justo a mercadorias ali vendidas, desta maneira houve uma clara mudança nos costumes e hábitos (BURIDAN) fala da oferta e da procura, o justo preço foi substituído pelo preço da mercadoria.
Desta maneira o artesão que ali produção suas mercadoria para uso próprio ou pra as necessidades do feudo, através de influencia de grandes comerciantes, não só começaram a produção em massa como transferiram seu lugar de produção do campo para as cidades, dando inicio numa grande transformação do mo de produção de atelier para fabricas.
2 - Ênfases nas Tarefas
2.1 Teorias Clássicas da Administração: seu surgimento na França mediados do século XX uma nova teoria dava surgimento uma administração cientifica tinha como principio na produção do operário, e na estrutura organizada para ser eficiente, seu objetivo e alcançar a eficiência por parte do operário e pela soma de sua eficiência individual, partindo de um principio que sua estrutura tem que se organizar para que possa existir eficiência em todo seu desenvolvimento, sendo ela pessoas com determinados cargos ou setores subdivididos; a capacidade de produção de cada operário ampliada para sua organização num todo. A estrutura organizada constitui numa ampliação geral do objeto de estudo.
Para Fayol toda empresa desempenha seis funções básica sendo (funções contábeis – funções comercias – funções técnicas – funções de segurança – funções financeiras - funções administrativas), a teoria clássica da administração partiu de um principio sobre a estrutura de uma empresa do ponto de vista anatômico e estrutural que rapidamente substitui o ponto de vista de Taylor, esta teoria tem em face na estrutura organizacional tendo a eficiência
...