TEORIAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS
Ensaios: TEORIAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ELISVAM2014 • 19/1/2015 • 299 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Questão 01 - A despeito das críticas generalizadas, e por vezes pertinentes, sobre o endividamento dos países e seus estados-membros, é consenso a dívida pública contribui com a agenda de desenvolvimento econômico e social. Como a dívida pública contribui com o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da política econômica?
Resposta:
Primeiro é importante salientar que a dívida pública é saudável quando feita com responsabilidade, principalmente quando usado para investimento por parte dos países e seus estados-membros. Pois não há desenvolvimento sem investimentos seja em transporte, logística, educação, saúde, infraestrura etc. Por outro lada o desenvolvimento sustentável deve compatibilizar receita e despesa.
Questão 02 - Cite e defina as duas categorias na qual a Receita Orçamentária é subdividida. Cite e defina as duas classificações pela natureza. Cite e defina as duas classificações pela natureza do gasto público.
Resposta:
Receitas correntes: incluem a arrecadação de tributos, as receitas de atividades produtivas e, no caso de governos estaduais e municipais, as transferências correntes.
Receitas de capital: incluem empréstimos e vendas de
bens.
Questão 03 - Identifique as três principais leis que integram o sistema brasileiro de planejamento e orçamento, estabelecendo a relação entre elas. Apresente ao final um esquema (figura) com a representação da relação estabelecida em sua tarefa.
Resposta:
São elas: Lei do Plano Plurianual (PPA);
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
Lei Orçamentária Anual (LOA).
As leis destacadas estão estabelecidas pela sua ocorrência, ou seja, primeiro em qualquer gestão deve-se realizar um plano de ação a ser seguido. Este deve conter as expectativas e metas a serem atingidas (PPA). Por sua vez as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) faz a ligação entre a (PPA) e (LOA). A (LDO) garante o cumprimento de Leis presentes na constituição de 1988. Estabelecendo metas e prioridades no governo. A (LOA) fixa as despesas que o governo espera dispor
(PPA) → (LDO) →(LOA) ↔ (LOA)
...