TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE
Pesquisas Acadêmicas: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOSIANEBISPO • 12/3/2015 • 468 Palavras (2 Páginas) • 1.130 Visualizações
Atividade Avaliativa
Leia o texto sugerido abaixo e destaque no mesmo os principais conceitos de Território. Em seguida produza um texto de no mínimo 1 (uma) lauda com o seu entendimento sobre o assunto.
Nesse primeiro momento a escrita é livre, apenas para sua compreensão e fixação dos conceitos. No período de 26 de janeiro a 02 de fevereiro o texto deverá ser postado na ferramenta Fórum e será considerado atividade avaliativa. Procure comentar as demais postagens, a interação com os colegas é muito importante para a construção de novos conhecimentos!
Bons estudos!
Profª Adriana Sá
TEXTO
1- Território e Territorialidade
Autora:Sarita Albagli Pag.23 a 62
http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/E1C3CE6A43DBDB3203256FD6004907B7/$File/NT00031436.pdf
TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE
Anteriormente ao território, temos o espaço – definido e delimitado por dimensões físicas. O território se forma a partir do espaço, é o resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa em qualquer nível).
Em suma, o território é o recorte espacial definido por relações de apropriação, poder e de controle sobre recursos e fluxos baseado em aspectos políticos, econômicos e culturais (HAESBAERT, 2006; SAQUET, 2007; SPÓSITO, 2004). O território contém formas diversas de apreensão e de manifestação individual e coletiva de um Estado, grupo cultural, classe social ou atividade econômica.
Cada território é produto da intervenção e do trabalho de um ou mais atores sobre determinado espaço. O território não se reduz então à sua dimensão material ou concreta; ele é, também, “um campo de forças, uma teia ou rede de relações sociais” que se projetam no espaço.
O território é objeto de análise sob diferentes perspectivas – geográfica, antropológico-cultural, sociológica, econômica, jurídico-política, bioecológica –, que o percebem, cada qual, segundo suas abordagens específicas.
Territorialidade no sentido Jurídico, de Jurisprudência, é o princípio que rege as disposições relativas ao território de um cidadão ou de uma nação.
A territorialidade contempla, no entanto, mais do que um significado jurídico e não diz respeito apenas à territorialidade do Estado.
A noção de territorialidade foi incorporada pelas ciências humanas e sociais – como a antropologia, a psicologia, a sociologia e a própria geografia –, a partir da compreensão de que os comportamentos humanos devem ser analisados também em sua dimensão espacial.
O conceito de territorialidade refere-se, então, às relações entre um indivíduo ou grupo social e seu meio de referência, manifestando-se nas várias escalas geográficas – uma localidade, uma região ou um país – e expressando um sentimento de pertencimento e um modo de agir no âmbito de um dado espaço geográfico. No nível individual, territorialidade refere-se ao espaço pessoal imediato, que em muitos contextos
...