TESTE DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: Jhonatan Santos • 26/5/2017 • Trabalho acadêmico • 6.017 Palavras (25 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO ANDRADE BUENO
Curso Sequencial em Nível Superior Gestão em Segurança Pública
JHONATAN EMANUEL SANTOS GONÇALVES
GOIANIA-GO
2017
JHONATAN EMANUEL SANTOS GONÇALVES
TESTE DE CONCLUSÃO DE CURSO
Este teste de conclusão de curso apresentada a Instituto Andrade Bueno ao Curso Sequencial em Nível Superior Gestão em Segurança Pública como requisito obrigatório para Conclusão de Curso.
GOIANIA-GO
2017
SUMÁRIO[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
INTRODUÇÃO 04
I - METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO 05
II - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 06
III – CRIMINALISTICA APLICADA 08
IV - DIREITO PROCESSUAL PENAL E ORGANIZAÇÃO JURÍDICA E POLICIAL 09
V - GESTÃO AMBIENTAL 10
VI – GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA 11
VII - GESTÃO DE SISTEMA BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 13
VIII – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. 14
IX – MATEMÁTICA I 16
X – PSICOLÓGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO 17
XI – TEORIA GERAL DA SEGURANÇA FÍSICA 19
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
ANEXO.......................................................................................................................23
INTRODUÇÃO
Segurança Pública é tema sempre palpitante no cenário político brasileiro. Modernamente, e merecidamente, vem também ganhando espaço no mundo acadêmico.
Efetivamente, Segurança Pública é o mecanismo estatal tendente a refrear, preventiva ou repressivamente as práticas criminais.
Composta por instituições tais como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Institutos Gerais de Perícias a Superintendência dos Serviços Penitenciários etc., a temática envolvendo a segurança pública encontra seu fundamento no sistema legal vigente e jamais se pode olvidar dos aspectos relativos aos Direitos Humanos, por atingirem, diretamente, o direito de liberdade da pessoa humana.
Não obstante, os órgãos incumbidos de promover essa paz social entram, muitas vezes, em conflito, além de não angariarem dos demais poderes públicos, em especial o Municipal, o amparo de que necessitam para o cumprimento dos seus misteres. É isso o que se verá, sucintamente, a seguir, mas não sem antes percorrermos alguns aspectos históricos da nossa Segurança Pública e refletirmos um pouco sobre as suas ínsitas relações para com a temática dos Direitos Humanos.
I - METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
DATA:
RESENHA
Para o presente trabalho, foram utilizados SLIDES disponibilizados pela instituição ANDRADE BUENO, ao qual foram citadas todas as fontes utilizadas.
Tendo como base resenhas de todas as disciplinas.
II - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DATA:
RESENHA
Podemos identificar a Administração no nosso mundo, como uma enorme multiplicidade de empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, autarquias, fundações, associações, etc. Conseguimos visualizar e distinguir, com relativo acerto, algumas das atividades que estas instituições tão diferentes executam no seu dia-a-dia.
Em segundo lugar, vamos encontrar algumas semelhanças muito fortes entre todas estas organizações:
• Todas elas têm objetivos a serem alcançados e realizam um conjunto de atividades para alcançá-lo;
• Para executar estas atividades, necessitam mobilizar uma determinada quantidade de recursos (humanos, materiais, tecnológicos, financeiros, etc.).
Assim podemos concluir que o funcionamento das empresas depende variáveis: Objetivos, Atividades e Recursos.
A Administração Pública de forma ampla é um sistema complexo, composto de instituições e órgãos do estado, normas, recursos humanos, infraestrutura, tecnologia, cultura, entre outras, encarregado de exercer de forma adequada a autoridade política e suas demais funções constitucionais, visando o bem comum.
É a execução minuciosa e sistemática do Direito Público. É a ciência da Administração que se refere ao governo e se ocupa principalmente do poder executivo. Assim, se os bens e interesses geridos são individuais, realiza-se a administração particular; se são coletivos, realiza-se a administração pública. Gestão Pública por sua vez refere-se às funções da gerência pública nos negócios do governo; mandato de administração.
O art. 37 da Constituição da república Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, cita alguns princípios que norteiam a gestão pública.
• Legalidade: está presa aos mandamentos da lei, sob pena de invalidade do ato e responsabilização do seu autor; • Impessoalidade: qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos, sem discriminação de qualquer natureza;
• Moralidade: devem obedecer aos princípios morais, deve buscar o melhor e mais útil ao interesse público; • Publicidade: divulgação dos atos (Diários Oficiais);
• Finalidade: impõe-se a Administração Pública a prática de atos voltados para o interesse público;
...