TIPOS DE ORGANIZAÇOES
Seminário: TIPOS DE ORGANIZAÇOES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Simone21 • 22/4/2014 • Seminário • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 162 Visualizações
01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeite à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contatar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocraticas?
Organizações como a IBM e outras citadas no texto se diferenciam das demais organizações burocráticas principalmente quanto a flexibilidade no que diz respeito a flexibilidade. A IBM tem uma estrutura descentralizada, a gestão de recursos humanos é participativa, delegando tarefas e fazendo com que todos os profissionais assumam riscos e tenham comprometimento, agindo com se fossem “donos do negócio.” As chamadas organizações burocráticas são padronizadas, seguem um caráter formal, existe uma divisão racional do trabalho, hierarquização, rotinas, previsibilidade do comportamento, impessoalidade nos relacionamentos e alto grau de formalização. Neste sistema o funcionário não tem muito o que criar, inovar ou simplesmente fazer do seu jeito, pois precisa seguir a padronização. Grandes empresas públicas como os Correios, que estão presentes em quase 100% dos municípios, perdem muito com esse sistema. A padronização não leva em conta as características locais, e o mercado ali existente. Também a impessoalidade nos relacionamentos impossibilita a negociação de forma diferenciada comforme o potêncial do cliente.
02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão "diferentes", e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
Nos modelos clássicos de gestão o poder é mais centralizado, existe uma hierarquia , os funcionários não participam das decisões, há mais formalidade entre gerentes e funcionários. As empresas Facebook e Google possuem uma estrutura organizacional diferenciada em relação as tradicionais organizações. Os modelos clássicos são substituídos por modelos orgânicos e que privilegiam a criatividade e liberdade produtiva. Isto também fica visível na disposição e recursos materiais disponíveis nos ambientes de trabalho. Existe um contado direto entre gerentes e empregados, ao invés de canais formais. Os próprios funcionários determinam seus objetivos dentro da empresa e avaliam seu progresso. A empresa vê seus gentes como lideres que facilitam a inspiração e dão poder a seus subordinados. A estrutura promove a transparência, quase todos os empregados tem acesso a qualquer reunião. Com tudo isso eles se sentem mais a vontade para dar asas a imaginação e a criatividade. Emquanto muitas empresas usam um controle burocrático e linear a Google permite que seus colaboradores determinem e mantenham seus próprios padrões. Os seus empregados adoram trabalhar lá, não só pelas vantagens de flexibilidade de horário e bônus, mas por sua estrutura interfuncional.
Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.
a) São Paulo - Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]
b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.
c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas - o equivalente a um terço da força de trabalho americana - dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.
d) [...] "Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão", afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. "Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil", diz Fernando Mantovani, diretor
...