TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO A DM

Dissertações: TRABALHO A DM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

ANDRÉ DE BARROS ROSA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................2

2 DESEVOLVIMENTO.................................................................................................3

3 CONCLUSÃO .......................................................................................................10

REFERENCIAS .......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade vem nos levar a pesquisar e dissertar sobre temas referentes às matérias estudadas no período, colocando em evidência assuntos relacionadas ao dia a dia de uma empresa a aplicação das ferramentas estatísticas como meio de aumentar a eficácia profissional e a validade das respostas aos problemas das empresas sob seus aspectos quantitativos.

Diante dessa realidade, despertar a consciência dos indivíduos que atuam nas organizações compreenda não apenas a importância da estatística, mas dominem as técnicas que podem ser útil na execução de suas atividades através da Contabilidade de custos, Psicologia Organizacional, Direito Empresarial e Trabalhista contribuindo para a economia de recursos nos processos de gestão e decisões empresariais.

2 DESENVOLVIMENTO

Variáveis são características que são medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. Diferem em muitos aspectos, principalmente no papel que a elas é dado em uma pesquisa e na forma como podem ser medidas.

VARIÁVEIS DEPENDENTES E VARIÁVEIS INDEPENDENTES.

Variáveis independentes são aquelas que são manipuladas enquanto que variáveis dependentes são apenas medidas ou registradas. Esta distinção confunde muitas pessoas que dizem que "todas variáveis dependem de alguma coisa". Entretanto, uma vez que se esteja acostumado a esta distinção ela se torna indispensável. Os termos variáveis dependentes e independentes aplicam-se principalmente à pesquisa experimental, onde algumas variáveis são manipuladas, e, neste sentido, são "independentes" dos padrões de reação inicial, intenções e características dos sujeitos da pesquisa (unidades experimentais).Espera-se que outras variáveis sejam "dependentes" da manipulação ou das condições experimentais. Ou seja, elas dependem "do que os sujeitos farão" em resposta. Contrariando um pouco a natureza da distinção, esses termos também são usados em estudos em que não se manipulam variáveis independentes, literalmente falando, mas apenas se designam sujeitos a "grupos experimentais" baseados em propriedades pré-existentes dos próprios sujeitos. Por exemplo, se em uma pesquisa compara-se a contagem de células brancas (White Cell Count em inglês, WCC) de homens e mulheres, sexo pode ser chamada de variável independente e WCC de variável dependente.

AMOSTRAGEM

A amostragem é a técnica para obter uma amostra (parte) de uma população. Uma população, por sua vez, é um conjunto de elementos que possuem algumas características em comum. A coleta de uma amostra faz-se necessária quando se pretende saber informações sobre a população em estudo. O levantamento por amostragem apresenta algumas vantagens em relação ao levantamento de toda a população. A amostragem implica em custo menor e resultado em menor tempo. Há casos em que só a amostragem é conveniente, como testes de resistência de materiais.

Para fazer um levantamento amostral, é necessário:

-Explicitar os objetivos com bastante firmeza, a fim de evitar dúvidas posteriores;

-Definir a população a ser amostrada;

-Escolher as variáveis a serem observadas;

-Especificar o grau de precisão desejado, pois os levantamentos são sujeitos a incerteza, devido a erros de medida ou devido ao fato de apenas uma parte da população ser examinada;

-Escolher os instrumentos de medida e a forma de abordagem;

-Escolher a unidade amostral, que é definida como a menor parte distinta e identificável da população, para fins de enumeração e sorteio da amostra;

-Executar a prova experimental, prova-piloto ou pré-teste, pois é quando se verificam potenciais erros

-Selecionar a amostra, após ser decidido qual deve ser o respectivo tamanho.

TIPOS DE AMOSTRAGENS

A amostragem é dita como probabilística quando cada unidade amostral na população tem uma probabilidade de pertencer à amostra. Essa probabilidade é conhecida e diferente de zero.. De outra forma, a amostragem é dita não-probabilística. A amostragem probabilística possibilita maiores inferências sobre a população estudada do que a amostragem não probabilística. A amostragem probabilística pode ser simples, estratificada, sistemática, por conglomerados entre outras.

AMOSTRAGEM SIMPLES SEM REPOSIÇÃO

É um processo simples onde cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer a ela. Seja uma população numerada de 1, 2,... , N, e deseja-se obter uma amostra de tamanho n. Então, cada unidade amostral terá probabilidade N/N de pertencer a amostra.

AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA SIMPLES

Muitas vezes uma população é composta de subpopulações (estratos) bem definidos, havendo maior homogeneidade entre as unidades amostrais dentro de cada estrato do que entre as unidades amostrais de estratos diferentes. Sexo, idade, condição socioeconômica são exemplos típicos. Nestas condições, tais estratos devem ser levados em consideração e o sorteio da amostra deve ser feito em cada um deles independentemente; daí o nome de amostragem estratificada.

Geralmente, a amostra de cada estrato é proporcional ao número de indivíduos que compõem a população do mesmo. Essa amostragem é chamada de amostragem estratificada proporcional.

AMOSTRAGEM SISTEMATICA

É possível colher uma amostra utilizando a ordenação natural dos indivíduos, como prontuários, quarteirões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com