TRABALHO CASA BAIHA
Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO CASA BAIHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauranicce • 9/5/2013 • 300 Palavras (2 Páginas) • 681 Visualizações
Quando se fala em grande rede de varejo, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos, não é difícil apontar: a liderança é da Casas Bahia. Fenômeno do varejo nacional, a empresa é a prova de que apostar em consumidores de baixa renda compensa, e muito. Por trás da política de crédito e de todo o crescimento da rede, está a história de sucesso de seu criador, Samuel Klein, que elaborou toda a política de relacionamento de familiaridade e dedicação ao cliente. A contribuição da Casas Bahia para o desenvolvimento da população menos favorecida do Brasil é reconhecida não só pelos fregueses, mas serve de exemplo para o mundo.
A fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia, anunciada na manhã desta sexta-feira, estabelece uma consolidação do setor de varejo. A nova empresa terá mais chances de ditar o preço dos produtos para outras empresas do segmento e principalmente para a indústria. A opinião é de Vincent Baron, sócio diretor da Vallua Consultoria, especializada em gestão e reestruturação de empresas.
Para Baron, a junção de duas empresas de grande porte que vendem eletrodomésticos, como é o caso de Ponto Frio e Casas Bahia, permitirá adquirir produtos a valores bem mais baixos. A compra e a venda em grande volume fará diferença.
Concorrente direto da Casas Bahia, o Magazine Luiza deve ser um dos maiores prejudicados com a negociação. A empresa de Luiza Trajano também mira a classe C emergente, mas possui um market share de 6%, contra 20% da nova empresa (Casa Bahia + Globex), segundo dados de mercado. Com menor participação, a varejista com sede na cidade de Franca terá menos poder de fogo na negociação com fornecedores. "O Magazine Luiza está encurralado e deveria também procurar um parceiro", diz Baron. Procurado por Época NEGÓCIOS, o Magazine Luiza não quis se pronunciar.
...