TRABALHO DA BINTOU
Artigo: TRABALHO DA BINTOU. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandacecilia • 26/9/2013 • 2.225 Palavras (9 Páginas) • 196 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
AMANDA CECILIA PINTO
SÍNTESE REFLEXIVA
TAUBATÉ
06/05/2013
AMANDA CECILIA PINTO
SÍNTESE REFLEXIVA
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Ensino e Alfabetização II
Ensino de Artes e Música
Ensino de Natureza e Sociedade
Ensino de Matemática
Estágio Curricular Obrigatório I-Gestão
Prof. Raquel Franco
Laura Celia Sant'ana Cabral Cava
Andrea de Freitas Zômpero
Eliane Maria de Oliveira Araman
Taubaté
03/05/2013
INTRODUÇÃO
Esse texto é uma síntese reflexiva do texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” e mostra a ligação e como ele pode ser trabalhado junto com a história “A História de Bintou” A partir de seus conceitos elaborei algumas atividades para ser trabalhada dentro da sala de aula com as crianças. A história é um ótimo exemplo de pluralidade cultural.
DESENVOLVIMENTO
O texto de Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem fala sobre os eixos que integram diferentes áreas do conhecimento infantil. Mostra a importância de que cada disciplina tem a ensinar para os alunos com a ajuda do mediador que é o professor .
Mostra que cada atividade tem seu conceito mas todas fazem parte do mesmo eixo e proporciona um ensino diferenciado seja de uma maneira bem aplicada se torna interessante e prazeroso para que a criança se desenvolva em todas as áreas.
Agrega atividades físicas, mentais, sensoriais, emocionais... a todo processo de aprendizagem. A criança tem uma maior facilidade de aprender de acordo com a variedade de conexões e relações entre diferentes tipos de aprendizagem. Ao permitimos que elas notem conceitos mais abstratos, funcionando na realidade do seu mundo apresenta um elo significativo de aprendizagem.
Todas as matérias a serem desenvolvidas com as crianças aplicando de uma forma interessante faz com que ela se interesse e se desenvolva tendo assim bom resultados.
As atividades de matemática oferecem vias de quantificação e o registro das observações. As atividades do conhecimento físico auxiliam na coerência entre as porções específicas de informação, contribuindo para a aprendizagem no sentido amplo do termo, pois permitem que a criança estabeleça relações bem estruturadas em que cada ideia é apoiada por uma rede total de outras ideias, enriquecendo as porções de conhecimentos anteriores.
O conhecimento lógico-matemático é construído a partir do pensar sobre as experiências com objetos e eventos. A criança inventa o conhecimento lógico-matemático, ele não é inerente ao objeto, mas sim uma construção que a criança realiza com base em suas ações sobre os objetos. Nesse caso, os objetos servem apenas como um meio para permitir essa construção.
O conhecimento social é o conhecimento obtido pelas convenções estabelecidas por grupos sociais ou culturais, como, por exemplo, regras sociais, leis, moral, valores, o sistema de linguagem, entre outros. Como esses conhecimentos variam de um grupo social para outro, ele não pode ser construído das ações das crianças sobre os objetos, mas sim das ações de interação das crianças com outras pessoas. Á medida que a criança interage uma com as outras e também com os adultos, elas se deparam com oportunidades para a construção do conhecimento social.
A música pode fortalecer a compreensão cientifica de várias formas, as letras intensificam as lembranças. A relação da música com o aprendizado é uma ótima aliada na aprendizagem da criança pois pode ser elaborada atividades em cima dela para além de estimular o corpo e a mente o interesse de outra matéria ou seja a relação com a inteligência musical pode facilitar a aprendizagem e torna-lá mais permanente.
A música é a expressão do sentimento, prazer, do protesto, dos rancores e também se constitui em benefícios para o bem-estar físico, mental e social. Desenvolve o ritmo ordenado na criança, os movimentos sincronizados, a imitação, a sensibilidade musical, a impostação da voz e linguagem..Sempre que possível , deve-se realizar um momento de musicalização infantil, no qual o educador se programa para fazer uma abordagem musical mais significatica, utilizando os termos adequados para falar da música, dessa forma, desenvolvendo a inteligência musical da criança numa linguagem apropiada a idade.
A ligação com a literatura ampliam os conceitos científicos, associando-os as linguagens e imagens vividase pode ser trabalhada na literatura poesias.
As atividades artísticas são sugeridas como forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das idéias infantis, enquanto as crianças desenham, pintam e modelam elas representam o que aprenderam e o que vivem. Compreendida como área do conhecimento, a arte apresenta relações com a cultura por meio das manifestações expressas em bens
...