TRABALHO DE FENOMENO
Trabalho Universitário: TRABALHO DE FENOMENO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilherme_villar • 22/11/2013 • 739 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
CAMPUS BURITIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Ana Paula Rodrigues dos Santos
Amanda Moraes de Castro
Diego Dutra
Fernanda Rocha
Geovane Gonçalves
Guilherme Borges Villar
FENÔMENO DOS TRANSPORTES
AULA PRATICA
Professor: Lindomar Matias Gonçalves
EXPERIÊNCIA DE REYNOLDS
Belo Horizonte
2013.1
1. Introdução
O escoamento dos fluidos pode assumir diversas classificações. Segundo Fox e McDonald (1995, p.26) para escoamentos viscosos, seus regimes podem ser classificados em laminar ou turbulento. Segundo o Autor, "(...) No regime laminar, a estrutura de escoamento é caracterizada pelo movimento suave em laminar, ou camadas, figura 1 (...) Um filamento delgado de corante injetado num escoamento laminar aparece como linha única, não há dispersão de corante pelo fluxo, exceto aquela, lenta decorrente do movimento molecular."
Desta maneira, como é esclarecido acima, neste tipo de escoamento, conforme Streeter eWylie (1992, p. 88) explica, (...) as partículas movem-se por trajetórias suaves, em lâminas ou camadas , com cada uma destas deslizando suavemente sobre outra adjacente(...)"
Falando no regime turbulento Fox e Mc Donald propõe que é caracterizado por movimentos aleatórios de partículas fluidas, com trajetórias irregulares como demonstra a figura 2."(...) um filamento de corante injetado num escoamento turbulento dispersa-se rapidamente por todo o campo de escoamento(...)".
O número de Reynolds é um parâmetro adimensional relacionado por velocidade de escoamento (V), diâmetro do tubo de escoamento (D), viscosidade absoluta (μ) e massa específica (ρ). Segundo Bertulani (1999), o chamado número de Reynolds pode ser usado para prever o surgimento da turbulência em um fluido. Então, para o escoamento em torno de um cilindro o número de Reynolds é:
Segundo o autor para esse número, que aumenta com a velocidade e decresce com a viscosidade, a turbulência surge quando ele é maior que cerca de 2300, e quando Reynolds menor ou igual a 2300 tem-se fluxo laminar.
Potência da bomba
Bombas são máquinas destinadas a promover o transporte de líquidos. De acordo com nossas classificações iniciais, são máquinas de fluxo, semelhantes, em termos dos princípios operacionais, aos ventiladores e, de certa forma, às turbinas hidráulicas. As bombas promovem o deslocamento de líquidos, os ventiladores propiciam a movimentação de gases, ambos transferindo energia a estes fluidos de trabalho. As turbinas hidráulicas retiram energia do fluido de trabalho.
2. Objetivos
O objetivo principal consiste em observar para diferentes condições de vazão e diâmetro a perda de carga resultante em condutos e retos e diferentes tipos de conexões hidráulicas e a determinação do número de Reynolds.
3. Metodologia
3.1. DETERMINAÇÃO DO NUMERO DE REYNOLDS
Em primeira fase foi mantido um regime permanente de escoamento, definido um baixo e fluxo de massa, logo foi coletado a quantidade de água e cronometrado o tempo. Foi injetado azul de metileno que possui a densidade maior que a da água para determinar visualmente se o comportamento do fluido era turbulento ou laminar.
3.2. MATERIAL E INSTRUMENTO UTILIZADO
• Água Mineral;
• Equipamento para medir a velocidade da água (Reynolds);
• Azul de Metileno (tem a densidade maior que a água
...