TRABALHO DE INTRODUCAO DA FISICA
Artigos Científicos: TRABALHO DE INTRODUCAO DA FISICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HUYSTON • 11/4/2013 • 615 Palavras (3 Páginas) • 480 Visualizações
OPÇÕES DE GRADUAÇÃO PARA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
JORGE STEINHILBER
O Sistema CONFEF/CREFs, após o estabelecimento das Diretrizes Curriculares que orientam a formação de profissionais e professores para a área da Educação Física no Brasil, tem recebido um grande número de solicitações indagando qual a opção que os ingressantes nos cursos superiores deveriam escolher para sua formação superior em Educação Física. A cada ano os alunos chegam aos cursos superiores mais jovens e em dúvida quanto ao curso e as possíveis inserções profissionais que ele possibilitará.
De modo geral, são duas as opções de saída para todo o ensino superior: a licenciatura e o bacharelado. Cada uma delas com perfil de formação e intervenção profissional próprios. As licenciaturas visam preparar o profissional para atuar como docente na educação básica, já os bacharelados excluem de sua formação a possibilidade de atuar na educação básica.O CONFEF manifestou-se oficialmente e foi publicada, na revista E.F. nº 15, ano V março de 2005, matéria a respeito da formação e atuação. Recomendamos também a leitura dessa matéria que pode ser encontrada no portal do CONFEF.
Cabe à União, privativamente, legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional (art. 22, XXIV da Constituição Federal). Assim sendo, o Ministério da Educação MEC e o Conselho Nacional de Educação - CNE estabeleceram duas formações distintas: LICENCIATURA E BACHARELADO. Para que o candidato a Profissional de Educação Física faça sua escolha de acordo com seus interesses e perspectivas, alertamos que tais modalidades de formação são específicas, com aprendizagens, áreas de conhecimento e habilidades diferentes, ensejando, portanto, intervenções profissionais diversas, que não se confundem.
Esse procedimento faz-se necessário, pois o senso comum e os poderes legislativos, executivos e judiciários entendem o significado do termo bacharel.
Diante dessa explicação e da definição de termos, fica claro que, para a intervenção profissional em Educação Física no país, a legislação atual possibilita duas vertentes de formação: LICENCIATURA E BACHARELADO.
Conseqüentemente constata-se:
1 - Ambos os cursos são em nível superior de graduação plena.
2 - Ambos oferecem conhecimento e habilidades distintas
3 - Ambos ensejam intervenções profissionais distintas e específicas, por conseguinte habilitações diferenciadas e impeditivas uma em relação à outra:
A LICENCIATURA: a formação de professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação básica.
O BACHARELADO (oficialmente designado de graduação) qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, estando impedido de atuar na educação básica.
São duas formações distintas com intervenções profissionais separadas. Para o LICENCIADO é exclusividade atuar especificamente na componente curricular
...