TRABALHO DE METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO
Por: Themarcus • 8/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.335 Palavras (6 Páginas) • 261 Visualizações
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE CAMPINAS
CURSO DE LOGÍSTICA
CLAUDINEI THOBIAS DA CRUZ RA 24982
RAY SOUZA DE FIGUEREDO RA 24978
TRABALHO DE METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO
Campinas
2017
CLAUDINEI THOBIAS DA CRUZ RA 24982
RAY SOUZA DE FIGUEREDO RA 24978
TRABALHO DE METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO
Trabalho apresentado ao Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas para composição da nota de Metodologia de Trabalho Científico para composição da nota de Av1 do primeiro bimestre do primeiro semestre do Curso
de Logística.
Orientadora: Ms. Regina M. de Lara
Campinas
2017
Vivemos em um mundo onde a necessidade de quantificar as coisas tornou-se parte do nosso cotidiano. Para satisfazer essa necessidade o ser uma passou a identificar e contar as coisas e logo mais essa ideia se expandiu para outros campos. O quarto capítulo da obra de Antonio Carlos Gil “Como Elaborar Projetos de Pesquisa”, publicado pela editora Atlas em 2010 expõe como essa necessidade é atendida nos dias atuais através de pesquisas.
Existem diversos tipos de pesquisas, diversas metodologias e com diversos objetos, portanto, nada mais natural que o ser humano e racional busque uma forma de classificar cada uma delas. Essa tendência de classificação é do racional do ser humano, dessa forma pode-se obter uma melhor apresentação e organização dos fatos.
Cada pesquisa acaba tendo um diferencial com relação a outra pesquisa, dessa maneira, se o pesquisador conseguir rotular o seu projeto de forma eficaz, torna-se capaz de obter maior clareza nas informações em tempo reduzido além de ter os gastos achatados, alcançando resultados mais confiáveis e satisfatórios.
As pesquisas podem ser classificadas em área de conhecimento, um importante sistema elaborado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), podendo existir classificação em até seis níveis, iniciando em sete grandes áreas de conhecimento.
Podemos classificar as pesquisas tradicionalmente em duas categorias, a pesquisa básica com a finalidade de preencher lacunas de saber e a pesquisa aplicada com a finalidade de resolver problemas previamente selecionados. A Adelaide University em 2008 definiu quatro categorias de pesquisas atendendo uma interdependência de novos sistemas de classificação.
Podemos classificar as pesquisas por objetivos, dessa foram a pesquisa exploratória com a finalidade de levantar um problema ou torná-lo mais visível, com essa definição podemos afirmar que a maioria das pesquisas acadêmicas são em um primeiro exploratórias. As pesquisas descritivas são as que buscam a descrição das características de determinada população ou as que identificam possíveis relações entre as variáveis. Algumas pesquisas descritivas vão além de relacionar as variáveis e quase se tornam uma pesquisa explicativa, já que esse tipo de pesquisa tende a identificar os fatores que determinam ou colaboram com determinado evento e tem a finalidade de explicar a razão, o porquê das coisas.
Existe um sistema de classificação de pesquisas segundo a natureza dos dados sendo quantitativa ou qualitativa, de acordo com o ambiente de coleta sendo uma pesquisa de campo ou de laboratório, de acordo com as variáveis sendo experimental ou não experimental dentre outras. Também podemos identificar diversos métodos e técnicas para coleta e análise dos dados para isso nos as classificamos de acordo com seu delineamento. Esse sistema por levar em consideração muitas variáveis permite muitas classificações como a pesquisa bibliográfica, que é elaborada com base em material já impresso. A pesquisa acadêmica em sua grande maioria requer uma pesquisa bibliográfica. Sua vantagem é que o pesquisador pode visualizar uma quantidade muito maior de dados do que se a pesquisa fosse feita diretamente, mas também pode ter a qualidade comprometida se as fontes pesquisadas não forem confiáveis.
A pesquisa documental é outro tipo de delineamento semelhante a pesquisa bibliográfica, pois se utiliza de todo tipo de documento elaborados com as mais diversas finalidades. Outro delineamento muito importante é a pesquisa experimental, que consiste em determinar um objeto de estudo, observar as variáveis capazes de influenciá-lo, observar e definir formas de controle dos efeitos produzidos por essa variável. Não existe a obrigatoriedade de ser realizada em laboratório, precisa ter a manipulação de pelo menos uma das características estudadas, o controle da situação experimental e a distribuição aleatória dos elementos participantes do grupo experimental.
Os ensaios clínicos são um tipo de pesquisa em que o pesquisador aplica um tratamento, e observa seus efeitos, muito utilizada em teste de novas drogas ou tratamentos. Esse tipo de pesquisa se assemelha muito a pesquisa experimental.
Outro delineamento considerado é o estudo de coorte, que assim como o caso controle é muito usado na ciência da saúde. Podem ser prospectivos, elaborado no presente e com previsão de acompanhamento, ou retrospectivos com base em registros do passado até o presente. O estudo de caso controle por sua vez, são retrospectivos, ou seja, feitos de trás para frente partindo da consequência para o antecedente. No caso controle os pesquisadores manipulam os dados de comparação, já no estudo da coorte fatores naturais é que define quem é controle e quem é caso. Essa modalidade é rápida, pouco onerosa e gera novas hipóteses.
...