TRABALHO GRADUAÇÃO
Por: JACIMAR MORAES • 23/2/2016 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
O objetivo principal do texto é abordar os aspectos de Segurança e Defesa em um cenário atual, que vão além de meras preocupações político-militares, atingindo outras extensões, como a economia e o meio ambiente e, vários outros problemas sociais, que influenciam todos os conceitos de segurança. Aqui podemos refletir as diversas situações de ameaças à segurança e a defesa de uma determinada nação.
O nosso país precisa melhorar a Atividade de Inteligência, prova que foi espionado pelos Estados Unidos e só descoberto através da denúncia do Ex-Analista de Inteligência Americana. Os estados brasileiros, sofrem retaliações do Crime Organizado. Os Estados não se reorganizam, e padecem com atentados de todas as formas. O Serviço de Inteligência deixa a desejar, pois, as ordens para o cometimento de atentados ás pessoas (policiais) e aos patrimônios públicos, são comandados de dentro de presídios, para coibir tais ações como escuta telefônica, e uma revista mais precisa dentro das celas e nos presidiários faltam iniciativas da Inteligência Policial e dos Agentes Carcerários, gerando instabilidade, causando descrenças nas policias e caos sociais. Os governantes por suas ineficiências procuram como saída a participação da Força Nacional para combater os criminosos, onde pouco fazem e em quase nada contribuem. Vejo também que, quando as Forças Armadas são convocadas (exercito brasileiro) e recebem a determinação de intervir e coibir os atentados e reorganizar a paz social, os resultados são imediatos, talvez motivados pelo preparo especial para combater qualquer tipo de adversidade, com o uso da inteligência e de técnicas de combate.
Portanto, A Inteligência de Estado é aquela que visa assessorar a tomada de decisão no mais alto nível de um Estado. Sua importância é tamanha que a lei 9.883/99, que institui o SISBIN, em seu art. 1º, determina que a finalidade do Sistema é “fornecer subsídios ao Presidente da República nos assuntos de interesse nacional”. Ou seja, o SISBIN tem como objetivo principal realizar inteligência de Estado. Assim, o Estado e a Inteligência Policial precisam modernizar suas Atividades de Inteligência, para a proteção do nosso país e precisamente os estados brasileiros no sentido de coibir os crimes organizados, contando sempre com a participação e sendo a favor da presença das Forças Armadas no combate aos crimes organizados para garantir o restabelecimento e a manutenção da Paz Social e da Segurança Nacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Doutrina Nacional de Inteligência. Brasília, 2009.
...