TRABALHO INDIVIDUAL
Casos: TRABALHO INDIVIDUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amarcossouza72 • 14/11/2014 • 963 Palavras (4 Páginas) • 5.136 Visualizações
Ao contrário do que se esperava, a violência política não se extinguiu com as transições para a democracia.
b.
Os índices de violência continuaram elevados nos anos 2000, mesmo comparados aos dos regimes militares – por exemplo, na Argentina e no Chile, durante os anos 1970.
c.
Mesmo após 25 anos de democratização, mais de duas mil pessoas foram mortas (36%), feridas (60%), desaparecidas ou sequestradas (4%), no período de um ano, entre 2005 e 2006.
d.
O índice de violência é irrelevante comparado aos dos regimes militares durante os anos 1970.
e.
Os países mais politicamente violentos em termos proporcionais foram o Equador e a Colômbia.
1 pontos
Pergunta 3
(ENEM – 2008) Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas vive na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.
a.
4,00
b.
4,10
c.
4,15
d.
4,25
e.
4,50
1 pontos
Pergunta 4
a.
Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros.
b.
Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias.
c.
Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto.
d.
Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores.
e.
Uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.
1 pontos
Pergunta 5
Leia o texto a seguir.
Aquecimento global
“Emitimos cerca de 9 bilhões de toneladas de monóxido de carbono (CO2) por ano, sendo que menos da metade dessa quantidade permanece na atmosfera. O CO2 é um dos causadores do efeito estufa, juntamente com o metano (CH4) e os clorofluorcarbonos (CFC). Medindo a concentração de carbono em rochas, os cientistas determinaram um aumento súbito na concentração de carbono na atmosfera entre as eras paleocena e eocena. Esse evento, seguido de uma queda lenta na concentração de carbono, foi denominado Evento Termal Máximo do Paleoceno-Eoceno (PETM) e estendeu-se por cerca de 150 mil anos, até que todo o carbono em excesso fosse reabsorvido (figura 1).
Figura 1:
Acredita-se que o PETM foi desencadeado por um aumento da temperatura global, que teria causado o derretimento dos depósitos de hidrato de metano, liberando metano na atmosfera. Uma molécula de metano contribui cerca de 20 vezes mais para o aquecimento da atmosfera do que uma molécula de CO2. Com o tempo, o metano passa por um processo de oxidação, produzindo CO2, o que continua provocando elevação na temperatura.
O PETM teve como consequência um aumento da acidez dos mares, provocando a extinção de algumas espécies e a migração de outras em direção aos polos, além da diminuição do tamanho dos mamíferos durante o período de concentração alta de carbono na atmosfera.
Estamos lançando cada vez mais CO2 na atmosfera e a temperatura do planeta vem aumentando desde o início da era industrial. É questão de tempo até atingirmos uma temperatura global similar à que antecedeu o PETM, fazendo com que o metano das reservas de hidrato de metano existentes nos polos e no fundo dos oceanos seja liberado, causando um novo episódio de aumento de temperatura global com todas suas implicações à vida no planeta.”
(Fonte: National Geographic Brasil. Edição especial CO2. outubro 2011 [com adaptações]).
I. O aquecimento gerado pelas emissões de CO2 serviria como desencadeante para o derretimento das reservas de hidrato de metano, liberando metano na atmosfera.
II. Como o metano é mais eficiente para o aquecimento global, teríamos um aumento acentuado da temperatura do planeta. É, aproximadamente, equivalente à concentração de CO2 anterior ao pico.
III. É necessário reduzir a quantidade de gás carbônico na atmosfera para evitar outro evento catastrófico.
a.
Apenas I está correta.
b.
Apenas II está correta.
c.
Apenas I e II estão corretas.
d.
Todas estão corretas.
e.
Apenas III está correta.
1
...