TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RUMINANTES

Trabalho Universitário: TRABALHO RUMINANTES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  5.624 Palavras (23 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS DE SINOP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

CURSO DE AGRONOMIA

MANEJO NUTRICIONAL E REPRODUTIVO DE EQUINOS

BRUCE RAPHAEL

IRIS DE SOUZA DIAS

JACKSON PESSATO

VOLNEI JUNIOR LIESBINSKI

SINOP – MT

JULHO-2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS DE SINOP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

CURSO DE AGRONOMIA

MANEJO NUTRICIONAL E REPRODUTIVO DE EQUINOS

BRUCE RAPHAEL

IRIS DE SOUZA DIAS

JACKSON PESSATO

VOLNEI JUNIOR LIESBINSKI

Trabalho avaliativo como nota parcial, a pedido da ministrante ... apresentado ao Curso de Agronomia do ICAA/CUS/UFMT, como parte das exigências para a obtenção do Grau de Bacharel em Agronomia.

SINOP - MT

JULHO-2013

Introdução

A indústria equina mundial exerce importante papel como fonte geradora de renda e empregos. No Brasil, o rebanho efetivo é de cerca de 8,5 milhões de equinos e 1,2 milhões de muares e jumentos. A equideocultura no país é responsável pela geração de 600 mil empregos diretos e 3,2 milhões de empregos indiretos (CNA, 2006).

O cavalo é um animal que apresenta cerca de 70 milhões de anos de evolução, ao longo dos anos, o cavalo desenvolveu habilidades e características físicas para alcançar o nível atual, uma destas características é seu hábito alimentar. Ele desenvolveu-se como animal herbívoro, especializando-se na digestão de fibras. Para isso, seu ceco, porção do intestino grosso habitada por bactérias que digerem as fibras da dieta do cavalo e as transformam em nutrientes como energia e vitaminas é bastante desenvolvido.

Os equinos são uma das poucasespécies de animais domésticos que os requerimentos nutricionais não são bem estabelecidos, mas com o aumento de praticas esportivo nas diversas modalidades hípicas, tais como corridas e provas de laço ou vaquejadas, das quais exigem grande resistência e força física por parte dos animais é de fundamental importância o conhecimento nutricional.Basicamente a nutrição dos equinos é composta por dois fatores, que são as exigências de mantença mais aquelas para as suas atividades físicas.

Para elaboração de boas práticas nutricionais é de fundamental importância o conhecimento da fisiologia digestiva dos equinos, e como também a eficiência que os nutrientes dos alimentos são aproveitados por ele.

Anatomia do sistema digestivo

A maior parte da digestão e absorção acorre no intestino delgado (ID- duodeno, jejuno e íleo). O processo digestivo inicia já na mastigação no animal, quando este coloca o alimento na boca, através de pequenas quantidades de enzimas liberadas contidas na saliva. Passando após para o estômago e intestino delgado onde ocorre a maior liberação de enzimas para a digestão e maior parte da absorção, podendo haver ainda pouca absorção no intestino grosso (IG – ceco, cólon ereto ), onde ocorre grande digestão microbiana que produz vitaminas do complexo B e ácidos graxos voláteis (AGV’s), que auxiliam no suprimento das exigências de vitaminas e energia. Um detalhe importante na fisiologia do equino é o tamanho do estômago, que é pequeno em relação ao próprio animal, isso caracteriza que o animal dependendo do esforço e exigido, não conseguirá consumir forragem suficiente para atender suas exigências nutricionais.

Por isso é de fundamental importância o fornecimento de alimentos concentrado para que se tenha um bom desempenho e mantença deste.

Nutrientes

Proteína: As exigências de proteína para animais em manutenção são normalmente satisfeitas com uma forragem de boa qualidade.

Minerais: Na maioria dos alimentos os níveis de sódio muito abaixo das exigências, por esse motivo é oferecido um sal mineralizado de boa qualidade aos animais.

Vitaminas; Normalmente as exigências também são satisfeitas com uma forragem de boa qualidade.

Energia; A avaliação desse nutriente deve ser incorporada na rotina diária do animal e sempre fazendo ajustes no consumo de concentrado entre 10 e 15 % daquele alimento que está sendo consumido para que se consiga ótimo ajuste no ganho ou perda do peso. Os grãos de cereais são uma fonte de energia digestível bastante utilizada na alimentação de cavalos (contendo em torno de 60 a 80% de amido na matéria seca).

Água: A água é maior componente da massa corporal do equino (60%), e é também na manutenção das funções vitais. A falta de água pode levar um cavalo à morte bem mais depressa que a falta de pasto, feno, ração ou sal mineral. Portanto, a água deve ser fornecida limpa e fresca sempre. Nunca fornecer água imediatamente após o exercício físico. Primeiro o cavalo deve voltar à sua condição de descanso para poder consumir água à vontade.

Volumosos e concentrados

Volumosos: baixo teor energético, água e altos teores de fibras brutas, mais de 18%, menos de 60% de nutrientes digestíveis totais. São divididos em secos e úmidos e são geralmente de baixo custo na propriedade que são: pastagem, fenos, alfafa, silagem de capim.

Concentrados: alto teor energético, mais de 60% de nutrientes digestíveis totais e menos de 18% de fibras brutas, contêm médios teores de P e baixos teores de Ca, também contem vitaminas variadas. E são divididos em energéticos que contem elevado teor de amido e proteicos mais de 20% de proteína bruta.

Principais alimentos utilizados pelos de equinos

O alimento perfeito é uma incógnita, mas equilíbrio perfeito é o que se deve buscar a fim de suprir suas exigências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com