TRIBUTÁRIO 3 EMBARGO A EXECUÇÃO
Tese: TRIBUTÁRIO 3 EMBARGO A EXECUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cibasilio • 14/5/2014 • Tese • 359 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DE EXECUÇÕES FISCAIS DA COMARCA DE .../RJ.
Distribuição por dependência à Execução Fiscal n.º ....
PARTIDO DO TRIUNFO NACIONAL (PTN), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ..., inscrição estadual n.º ..., sediado na ..., por meio de seu advogado que esta subscreve (mandato incluso), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 736 e seguintes do CPC, bem assim com suporte no artigo 16 da Lei n.º 6.830/80, opor EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL que lhe move o MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ sob o n.º ..., sediada na ..., a qual foi distribuída a este setor sob o número supraepigrafado.
DOS FATOS
(dispensado)
DO DIREITO
O art. 150, III, c, da CRFB/88, confere aos partidos políticos imunidade sobre seu patrimônio, renda e serviços desde que relacionados com as suas finalidades essenciais.
O autor realizou uma locação de um imóvel pertencente ao seu patrimônio sendo os recursos advindos dessa locação aplicados nas principais atividades por ele desenvolvidas.
Alargando o entendimento do texto constitucional, o STF por meio da Súmula n.º 724 estendeu a referida imunidade no que diz respeito à cobrança de IPTU de imóveis alugados desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas suas atividades essenciais.
Todavia, o Réu ajuizou execução fiscal contra o Autor na qual foi cobrado o IPTU referente ao imóvel alugado em relação aos exercícios de 2004 a 2007.
Dessa forma, não restou outra maneira senão a de opor os embargos à execução fiscal para comprovar a imunidade alcançada pelo Autor.
DO PEDIDO
Ante o exposto, requer o Embargante a Vossa Excelência:
a) o julgamento de procedência do pedido nos embargos, extinguindo-se a execução fiscal, corporificada na certidão de dívida ativa (CDA), e desconstituindo-se o crédito tributário, plasmado no lançamento, com o consequente levantamento da penhora;
b) intimação do Exequente, ora Embargado, para apresentação de defesa, no prazo legal de 30 dias, consoante o art. 17, da Lei n.º 6.830/80;
c) a condenação do Réu ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios;
d) a produção de todos os meios de prova em Direito admitidos.
Dá-se à causa o valor de R$ ... (valor por extenso...).
Nesses termos,
pede deferimento.
Local..., data....
ADVOGADO...
OAB...
...