TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taekwondo

Trabalho acadêmico: Taekwondo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.447 Palavras (18 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 18

Sumario

1 ORIGEM

2 Tae Kown Do Olímpico

3 SOBRECARREGANDO AS ARTICULAÇÕES

4 LESÕES

5 CHUTE BANDAL TCHAGUI

6 A entorse

7 A luxação

8 A distensão

9 O rompimento de tendão

10 O rompimento de menisco

11 Falando sobre o rompimento de ligamento

12 ARTICULAÇÃO DO JOELHO ANATOMOFISIOLOGIA DO JOELHO

13 BIOMECÂNICA DO JOELHO

14 Conclusão

ORIGEM

Desde os primórdios de sua existência, independentemente de raça e local, o ser humano precisava defender-se de grupos rivais ou de animais através do uso do próprio corpo, dos punhos, mãos e pés, o que acabou resultando em vários estilos de lutas, com ou sem armas; que acabaram transformando-se nas artes marciais e esportes do presente. Isto através de um processo de desenvolvimento baseado na experiência, filosofia e imaginação.

A descoberta de desenhos de lutas na muralha do Egito, por exemplo, no período de 4000 ~ 3000 a. C., comprovou também a existência da luta na Índia no século VI e V a. C. e no templo de Shang Lin na Elbina no ano 470. Soo Bak, Tekyon, Soobakhe, Tukguli, Kwon Bub, Dang-soo, Gak-Jo são as lutas que precederam o Taekwondo, atravessando um longo e adverso período histórico de evolução do povo coreano, como parte integrante da cultura. No período do Século I, antes de Cristo, existiam na Coréia três reinos, o mais rico Koguryo, o mais pobre Silla e por último, Baek-Je; todos fundados por lutadores influenciadores da popularização das lutas, tidas como folclóricas. No Reino Koguryo foi comprovado através de livro da época a prática do Soo Bak nas festas de colheita e também foram descobertos desenhos na muralha de Muyong-Tchong na prosaica Hwando-San, Capital do reino, desde o ano 200, onde se apresentam pinturas que mostram cenas de pessoas lutando o Taekwondo, melhor dizendo, uma espécie de ancestral desta modalidade.

Podemos confirmar que o Taekwondo surgiu aproximadamente há 1800 anos. O Reino Silla , o menor de todos, sofria com as constantes invasões e saques de seus vizinhos maiores. Foi então que um grupo de jovens aristocratas e militares do reino de Silla , formaram uma tropa de elite denominada Hwarang-Do S emelhantes aos samurais japoneses, adestraram-se no uso do arco e flecha, lança e espada, além da prática da disciplina mental e física. Desenvolvendo-se ainda em forma de luta com os pés e as mãos, o Tekyon.

Este grupo era regido por um rigoroso Código de Honra, resumindo em cinco itens:

- Obediência ao rei;

- Respeito aos pais;

- Lealdade para com os amigos;

- Nuca recuar ante ao inimigo;

- Só matar quando não houvesse outra alternativa.

O Hwarang Do e seu código constituíram-se na pedra fundamental para que o reino de Silla conseguisse unificar a região, conquistando os reinos vizinhos de Koguryo e BaeKJe , passando assim a se chamar Korio (Coréia).

De acordo com a história coreana, as tropas de guerreiros deram uma nova dimensão aos sistemas de defesa pessoal, introduzindo seus princípios em lutas primitivas. A nova concepção mental e física deu origem a partir do primitivo “Su Bak”, a uma arte de combate chamada de “Su Bak Gui” e de “Tae Kyon” eram realizados, e os vencedores destes torneios obtinham cargos importantes na sociedade.

Mais tarde, com o começo do período antimilitarista, todo o sistema de defesa pessoal deixaram de ser ensinados no exército durante muitos anos. Somente a população civil manteve a prática de “Su Bak Gui”, “Tae Kyon” e outros sistemas de defesa pessoal. Com a ocupação japonesa na Coréia (1909-1945), o governo japonês proibiu a prática, pois quebrando esta proibição é que a população civil demonstrava a sua união e seu patriotismo. Quando a Coréia foi libertada, após a Segunda Guerra Mundial, os militares recomeçaram a aprender defesa pessoal, e os sistemas foram desenvolvidos em um ritmo extraordinário e tornaram-se incrivelmente populares em toda a Coréia.

Em 1955, os seguidores de diferentes sistemas conceberam uma nova arte a qual a combinação entre técnicas clássicas antigas e novas modificações resultaram em uma forma de defesa pessoal e condicionamento mental incomparável no mundo moderno. TAEKWONDO moderno estava nascendo!

Tae Kown Do Olímpico

O Tae Kwon Do, arte marcial milenar coreana de defesa pessoal, foi introduzido no Comitê Olímpico em julho de 1980, sob o comando da General Association of International Sports Federation (GAISF). Em 1982, o Comitê Olímpico ordenou uma demonstração oficial nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, a qual foi repetida posteriormente em Barcelona em 1992. Em 4 de setembro de 1994, o Tae Kwon Do foi admitido como modalidade olímpica oficial para o ano 2000, nas XXVII Olimpíadas de Sidney. O Tae Kwon Do, atualmente, além de uma arte de defesa pessoal, é um moderno esporte de luta praticado em mais de 170 países e seus praticantes somam mais de 50 milhões, tornando-o uma arte marcial bastante popular (Goulart, 2005).

SOBRECARREGANDO AS ARTICULAÇÕES

A partir da inclusão do Tae Kwon Do nos Jogos Olímpicos surgiram diversas alterações em termos de regras e organização visando à integridade do atleta, fato observado nos constantes seminários de arbitragem e nas reciclagens mundiais anuais que sempre ocorrem trazendo novas perspectivas. Entre estas mudanças, uma ocorrida em 1986, feita pelo Kukkiwon, Quartel General do Tae Kwon Do – órgão que rege todos os assuntos relativos a esta arte marcial no mundo e sede da Federação Mundial de Tae Kwon Do – em Seul, Corea, foi à adoção do piso (tatame) de EVA (material emborrachado) nas competições oficiais. Observa-se que nos fundamentos específicos do Tae Kwon Do é exigida uma grande mobilidade articular de membros inferiores em situações de luta e treinamento onde o atleta movimenta-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com