Tags HTML
Tese: Tags HTML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danidanao • 17/9/2014 • Tese • 830 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
1.1 Tags HTML.
O HTML (HyperText Markup Language) surgiu no final dos anos 80, com o intuito de os cientistas compartilharem documentos pela internet. Sendo uma linguagem de marcação é ela quem diz ao navegador como mostrar o conteúdo da página, separando as informações (imagens, vídeos, musica, palavras) da apresentação (o que o usuário vê), através de um conjunto elementos pré-definidos para identificar os tipos de conteúdos, tais elementos podem conter um ou mais “tags”. O HTML é um conjunto de tags responsáveis pela marcação do conteúdo de uma página no navegador. As tags são os elementos a mais que escrevemos usando a sintaxe <nomedatag>. Diversas tags são disponibilizadas pela linguagem HTML e cada uma possui uma funcionalidade específica.
Uma tag é definida com caracteres < e >. Muitas tags possuem conteúdo, como o texto do título <Eliandra>. Nesse caso, para determinar onde o conteúdo acaba, usamos uma tag de fechamento com a barra antes do nome: </h1>.
Exemplo: <h1>Eliandra</h1>
Na estrutura do nosso documento, antes de tudo, inserimos uma tag <html>. Dentro dessa tag, é necessário declarar outras duas tags: <head> e <body>. Essas duas tags são "irmãs", pois estão no mesmo nível hierárquico em relação à sua tag "pai", que é <html>.Algumas tags podem receber atributos dentro de sua definição. São parâmetros usando a sintaxe de nome=valor. Um documento HTML válido precisa seguir obrigatoriamente a estrutura composta pelas tags <html>, <head> e <body> e a instrução <!DOCTYPE>.
<!DOCTYPE> tipo de arquivo: O <!DOCTYPE> não é uma tag HTML, mas uma instrução especial. Ela indica para o navegador qual versão do HTML deve ser utilizada para renderizar a página. Utilizaremos <!DOCTYPE html>, que indica para o navegador a utilização da versão mais recente do HTML - a versão 5, atualmente.
Exemplo:
<html>
<head></head>
<body></body>
</html>
A tag <head> contém informações sobre nosso documento que são de interesse somente do navegador, e não dos visitantes do nosso site. São informações que não serão exibidas na área do documento no navegador.
A especificação obriga a presença da tag de conteúdo <title> dentro do nosso<head>, permitindo especificar o título do nosso documento, que normalmente será exibido na barra de título da janela do navegador ou na aba do documento.
<body> corpo da página: O body é onde o conteúdo de uma página é exposto.
<title> titulo da página: define o titulo da página.
Outra configuração muito utilizada, principalmente em documentos cujo conteúdo é escrito em um idioma como o português, que tem caracteres como acentos e cedilha, é a configuração da codificação de caracteres, chamado charset. Podemos configurar qual codificação queremos utilizar em nosso documento por meio da configuração de charset na tag <meta>. Um dos valores mais comuns usados hoje em dia é o UTF-8, também chamado de Unicode. UTF-8 é a recomendação atual para codificação na Web por ser amplamente suportada em navegadores e editores de código, além de ser compatível com praticamente todos os idiomas do mundo.
Exemplo:
<html>
<head>
<title>Eliandra</title>
<meta charset="utf-8">
</head>
<body>
</body>
</html>
...