Talitaepatricia PERGUNTA
Ensaio: Talitaepatricia PERGUNTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitaepatricia • 5/12/2014 • Ensaio • 453 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Caso concreto aula 2:
Joao está profundamente magoado com ana.depois de oito anos entre namoro e noivado,juras de amor eterno,promessa de uma vita em comum para sempre em harmonia,com data de casamento marcado,joao acaba de ver ana aos beijos com o seu pior inimigo,o milionário Eurico.diante da cena veio-lhe a memoria a seguinte franse dita por kant.manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude,mas dever de direito,a cujo cumprimento pode-se ser forçado.mas prossegue sento uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) faze-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada.a doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente ,distinguidas tanto por seu diferente deveres,como pela diferença em sua legislação,a qual relaciona um motivo ou outro com a lei?pergunta-se:
a)pelo trecho acima podemos interferir que kant estabeleceu uma relação entre o direito e a mora?
R: Sim, porque assim como a virtude, a moral é autônoma, interna e não coercitiva. Indiretamente, ele diz que manter os compromissos (dever de direito) será uma ação moral, sem necessidade da coerção.
R: Ela tem o direito (opção) dela de escolher com quem deseja se relacionar. Porém, foi uma atitude, no meu ponto de vista, imoral. Ela já tinha um relacionamento sério com João Ricardo, não havia necessidade de ser infiel já que se amavam (pressuponho por conta das juras de amor eterno). Neste caso não há normas no Direito que garanta coerção.
QUESTÃO OBJETIVA Há regras que são seguidas naturalmente, porém há aquelas que se não são cumpridas naturalmente existe uma coação para tal, através de uma sanção prevista e garantida pelo Estado. Assim, são as normas do trato social (morais) e as normas jurídicas respectivamente. Identifique-as nesta ordem:
(A) Proibição de chegar atrasado à escola e proibição de dar gargalhadas em um velório.
(B) Proibição de dar gargalhadas em um velório e limite de velocidade em rodovias.
(C) Obrigação de pagar impostos e proibição de dar gargalhadas em um velório.
(D) Proibição de chegar atrasado à escola e Obrigação de pagar impostos.
Caso concreto 3:
Considerando que a função normativa da autorização significa conferir a uma pessoa o poder de estabelecer e aplicar normas,Kelsen afirmava que uma norma de direito autoriza pessoas determinadas a produzirem normas jurídicas ou aplica-las.neste caso,diz-se:o direito confere a pessoas determinadas um porder legal,já que,para kelsem,o direito regula sua própria produção e aplicação,a função normativa da autorização desempenha,particularmente,um importante papel no direito.apenas pessoas,as quais o ordenamemto jurídico confere este poder podem produzir ou aplicar normas de direito.a atual constituição foi promulgada em 1988 e em 2002 foi publicado o novo código civil.a respeito do conceito,estrutura e função da constituição, segundo Kelsen,e de sua configuração na constituição brasileira de 1988,pergunta-se,qual a relação entre a cf/88,o novo código civil e as demais vigentes no âmbito do estado brasileiro?
...