Tampões fisiológicos
Resenha: Tampões fisiológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natycosta • 24/2/2015 • Resenha • 389 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
B. Tampões fisiológicos Os três tampões mais importantes no corpo humano são: tampão bicarbonato, o tampão fosfato e o tampão protéico. Cada um está adaptado para solucionar problemas fisiológicos específicos do organismo.
aTampão bicarbonato. Um caso especial de sistema tampão de grande importância nos mamíferos é o bicarbonato/ácido carbônico. O dióxido de carbono reage com a água para formar ácido carbônico: CO2 + H2O ' H2CO3 O ácido carbônico rapidamente se dissocia para formar íons H+ e HCO+ : H2CO3 ' H+ + HCO3 − Como a concentração do H2CO3 é muito baixa no sangue, as equações acima podem ser simplificadas a: CO2 + H2O ' H+ + HCO3 −O H2CO3 é um ácido relativamente fraco (pKa = 6,37) e, conseqüentemente, um tampão ineficaz no sangue. A relação do HCO3 − /CO2 necessária para manter o pH = 7,4 (normal no sangue) é aproximadamente 11 para 1. Em outras palavras, o tampão bicarbonato atua no sangue quase no limite de seu poder tamponante. Além disso, as concentrações de CO2 e HCO3 − não são excepcionalmente altas. Apesar dessas dificuldades, o sistema tamponante do bicarbonato é importante, pois os dois com pontes podem ser regulados.
O dióxido de carbono é ajustado por alterações na velocidade da respiração. Enquanto, o teor de bicarbonato é regulado pelos rins. O dióxido de carbono fisicamente dissolvido está em constante equilíbrio com o ácido carbônico e também com o CO2 alveolar. Alterações em qualquer dos componentes na fase aquosa, provocam modificações no equilíbrio; por exemplo, o aumento do CO2 eleva o H2CO3, que desvia o equilíbrio da reação de dissociação aumentando o H+. Assim, o CO2 é considerado parte do ácido conjugado e participa do componente ácido da equação:
Ka= [H+ ][HCO-3]
[H2CO3][CO2]
Com a inclusão do CO2 o valor de pKa é 6,1. A quantidade de H2CO3 não-dissociado é menor que 1/700 do conteúdo de CO2 e, normalmente, é desprezada. É uma prática comum referir-se ao CO2 dissolvido como o ácido conjugado. Existe uma relação direta entre o pH do sangue e a pressão do gás dióxido de carbono nos pulmões. Embora o pKa para o sistema HCO3 − /CO2 seja 1,3 unidades de pH menor do que o pH extracelular normal de 7,40, este sistema tampona extremamente bem, porque o CO2 pode ser regulado por alterações da ventilação alveolar.
...