Taxa Selic
Artigos Científicos: Taxa Selic. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindaramos • 19/11/2013 • 533 Palavras (3 Páginas) • 563 Visualizações
Conceito e definição
Investidor ou não, provavelmente você já ouviu falar no termo taxa de juros Selic. Saiba um pouco mais sobre este indicador que é diretamente ligado a economia do nosso país.
1) Definição da Selic
Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que foi criada em 1979 com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto).
O Selic é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias. Além disso, a Selic identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos. A Selic é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre os juros de toda a economia.
2) Conceito da taxa de joros Selic
A taxa de juros Selic é a taxa apurada no Selic, definida nas reuniões mensais do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), sendo o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle.
Quando os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais, e este aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender esse maior consumo. Por outro lado, quando os juros sobem, a autoridade monetária inibe o consumo e investimento, a economia desacelera e você evita que os preços subam.
Além disso, redução da taxa básica de juros (Selic) o BC também diminui a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública como CDI , e assim começa a “sobrar” um pouco mais de dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham risco e retorno maior que o pago pelo governo. É por isso que os empresários e investidores pedem corte nas taxas, para viabilizar investimentos e incentivar a migração de recursos da renda fixa para a Bolsa de Valores.
Em um cenário normal, é também por esse motivo que as Bolsas nos Estados Unidos sobem ao menor sinal do Federal Reserve (BC dos EUA) de que os juros possam cair. Já quando o juro sobe, acontece o inverso, o investimento em dívida atrai o dinheiro que serviria para financiar o setor produtivo e os recursos migram dos projetos e das bolsas de valores para a renda fixa.
3) Metodologia e fórmula de cálculo
A taxa de juros selic é obtida ao calcular a taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, de acordo com a seguinte fórmula:
4) Onde:
Lj: fator diário correspondente à taxa da j-ésima operação;
Vj: valor financeiro correspondente à taxa da j-ésima operação;
n: número de operações que compõem a amostra.
A amostra é constituída excluindo-se do universo as operações atípicas, assim consideradas:
- no caso
...