Taxas De Juros
Artigo: Taxas De Juros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinaayub • 30/5/2013 • 301 Palavras (2 Páginas) • 690 Visualizações
TAXA DE JUROS
O LADO POSITIVO E NEGATIVO QUAIS AS SUAS IMPLICAÇÕES
A taxa de juro é o custo do dinheiro.
Logo o seu aumento tem como finalidade macroeconómica, reduzir o volume do consumo da população ou do Estado que por ser eventualmente exagerado em relação à oferta disponível no mercado, pode estar a gerar um surto inflacionista.
Assim, aumentando a taxa de juro o consumidor opta por preferir aumentar as suas poupanças no aforro, que lhe rendem mais, do que aumentar o seu consumo imediato, no qual a inflação o ia tornando sempre mais caro!
Por sua vez, o conjunto das poupanças, estimuladas por uma taxa de juro alta, vai possibilitar o financiamento do investimento, incrementando os níveis da oferta e, assim, gerando um novo equilíbrio no mercado.
Toda a relação entre taxa de juro, consumo e poupança tem como denominador comum o controlo da Inflação, pois é no combate a esta, que as outras variáveis são jogadas, de forma a proporcionar novos e sólidos equilíbrios entre a demanda e a oferta no mercado global.
Os principais factores que influenciam as taxas de juro são os seguintes:
1. Taxa de Inflação: quanto maior a taxa de inflação, maior será a taxa de juro nominal de forma a proporcionar uma taxa de juro real positiva ou não demasiado negativa.
2. Política Monetária: utilizando a Política Monetária os Bancos Centrais conseguem influenciar as taxas juro através do aumento ou da redução das suas taxas de referência.
3. Procura de Moeda: tal como em qualquer outro mercado a procura constituiu uma das determinantes do preço; sendo a taxa de juro o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for a procura de moeda, maior será o seu preço, ou seja a taxa de juro.
4. Risco do Devedor: quanto maior for o risco do devedor, ou seja, quanto maior for a possibilidade deste
...