Taylorismo
Seminário: Taylorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquinho9000 • 6/11/2013 • Seminário • 486 Palavras (2 Páginas) • 569 Visualizações
Taylorismo
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração criado pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo baseia-se pela ênfase nas tarefas, com o objetivo no aumento da eficiência dos operários. Suas idéias começaram a ser divulgadas no século XX.
Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e poupando muito esforço. Para que isso acontecesse, era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função que o operário iria desenvolver. Também sugeria melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.
Além de Taylor, a administração cientifica teve outros fundadores, entre eles Henry Ford, tido como um dos criadores desse modelo de administração, pelas medidas práticas unidas com a concepção teórica semelhante a de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.
Princípais características
Há vários princípios anunciados por Taylor, a organização deve se orientar para melhorar a eficiência, e a partir de critérios supostamente científicos.
* substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento)
*selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo)
*supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle)
*disciplinar o trabalho (execução)
Toyotismo
È um modo organizacional de produção capitalista de origem Japonesa, resultado da conjuntura desfavorável do país. Surgiu nas fábricas de automóvel da Toyota, criado por Taiichi Ohno, após a segunda guerra mundial.
O elemento principal era a flexibilidade na produção, no toyotismo só se produzia o necessário, evitando muito a estocagem; a produção era feita, de acordo a demanda, e ao trabalhar com pequenas demandas, objetivava, uma qualidade ao máximo possível.
Principais caratéricticas
*A produção toyotista é flexível à demanda do mercado.
*A mão-de-obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas como a fordista.
*Implantação de sistemas de controle de qualidade total
*Controle visual: Havia alguém responsável por supervisionar as etapas produtivas. .
*Personalização dos produtos: Fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente.
*Entre outras...
Diferenças entre os modelos de administração
O fordismo, método de produção em massa, teve início na indústria automobilística
...