Tcc Hospitalar
Artigo: Tcc Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tatipatymendes • 1/12/2014 • 2.255 Palavras (10 Páginas) • 884 Visualizações
Quando se tem a necessidade de um pedagogo na área hospitalar e para se tiver um apoio na enfermidade acometida seja ela patológica, tipo hanseníase ou tuberculose, a escola deve trabalhar em conjunto com a saúde.
Na perspectiva de Mattos Mugati: a ação pedagógica integrada é importante tanto para criança como para o adolescente enfermo ser integrado ao processo de educação (2007 p.46).
Neste sentido a prática pedagógica além de ensinar resgatar a autonomia de cada paciente internado e hospitalizado levando aceitar naquele momento a relação com demais pessoas e com a própria doença de forma saudável.
No Brasil, a legislação reconhecer o Estatuto da criança o direito da criança e do adolescente hospitalizado, direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para saúde, acompanhamento do currículo escolar durante esta permanência.
O aluno possui um cadastro com dados pessoais, com informações de registros de trabalhos e outras informações que se fizerem necessário. Para que seja legitimado, tem que ter um carimbo da escola e assinatura do diretor(Escola Rede regular estadual); a proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(MEC, 1996) é a de que toda criança disponha de todas as oportunidades possíveis para que os processos de desenvolvimento e aprendizagem não sejam suspensos.
A metodologia utiliza para o trabalho com crianças hospitalizadas, necessariamente precisa ser variada, porque todas as crianças entram e saem desta fase de internação. Uma sugestão didática pedagógica e atividade nas áreas de linguagem ( narrativa de história, problematizações, leitura de imagem, comunicação através de atividades lúdicas), que apontam caminhos. Que poderão contribuir numa prática educativa, humanizada no atendimento Escolar/hospitalizada
Objetivo Geral
O pedagogo na classe hospitalar
Objetivos Específicos
Identificar as características do pedagogo hospitalar.
Observar o que de práxis do pedagogo hospitalar.
Verificar a relevância do trabalho pedagógico na classe hospitalar
Justificativa
A importância de se ter um projeto destes no vale do Paraíba e uma conquista, pois sabemos da dificuldade e a luta de inclusão de professores nesta área.
2. Revisão de Literatura
3. CRONOGRAMA
A palavra pedagogia e hospitalar são termos que pelo dicionário Aurélio possui definições indiferentes, a pedagogia por sua vez representa “teoria e ciência da educação e do ensino” já o termo hospitalar quer dizer “relativo a hospital, onde se tratam doentes internados ou não”. A junção destes dois termos se deu no momento em que se percebeu a necessidade em dar continuidade aos estudos daquelas crianças que estavam afastadas do meio escolar. Na busca pela História da educação no meio hospitalar foi possível perceber em revisões bibliográficas que o incentivo maior da implantação da assistência pedagógica dentro dos hospitais primeiramente para o cuidado infantil foi com a segunda guerra mundial. Mas o termo Pedagogia surgiu na Grécia Antiga, sendo esta a ciência da educação que a história demorou séculos para reconhecer a cientificidade do Pedagogo, somente no século XVIII na Europa Ocidental que concretizou o processo educativo. A Pedagogia Hospitalar é um novo conceito que vem ganhando espaço no âmbito da educação, pois a educação não pode ser mais vista somente ocorrendo no ambiente escolar, mas também fora da sala de aula e um desses ambientes é o hospital que passou a ser espaço do saber. Segundo Matos e Mugiatti (2007, p.37), a Pedagogia Hospitalar: É um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalares/ou domiciliar.
Para aquelas crianças que necessitam dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem a Pedagogia Hospitalar é a ponte entre a escola e o aluno facilitando o seu desenvolvimento escolar e possibilitando com que a criança hospitalizada não perca seu ano letivo e o estímulo em dar continuidade aos seus estudos. O Método da Pesquisa
3.1. Lista de Siglas
CNEFEI – Centro Nacional de Estudos e de formação para Infância Inadaptada.
SEESP – Secretaria da Educação do estado de São Paulo
MEC – Ministério da Educação e Cultura
SED – Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
PRONAICA – Programa Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente
CNE – Conselho Nacional de Educação
CEB – Câmara de Educação Básica
4. Cronograma
1ª. Etapa - Pesquisa do Tema
2ª. Etapa – Auxilio de livros e sites
3ª. Etapa – Didática
4ª. Etapa – Conclusão do Tema
Tabela 3 – Cronograma do Projeto de Pesquisa
JUL AGO SET OUT NOV
1ª. Etapa X
2ª. Etapa X
3ª. Etapa X
4ª. Etapa X
...