Tec De Negociação
Trabalho Escolar: Tec De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 88588901 • 12/11/2013 • 362 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
1.1. HISTÓRICO DO PÃO FRANCES
O hábito do consumo de pão só chegou ao Brasil no século XIX, através de colonizadores portugueses e de imigrantes, que fabricavam caseiramente e o vendiam pelas ruas. Entretanto, a expansão da panificação brasileira só ocorreu no início do século XX, período que a padaria ganha status de negócio. O pão(tipo francês) foi o responsável por impulsionar o surgimento das pequenas padarias em todo o Brasil. O fato delas oferecerem aos seus clientes, o pão com características tão apreciadas, fez com que aumentasse o número de pequenas padarias que atendiam às suas necessidades, ficando cada vez mais próximas do consumidor. Portanto, as padarias se pulverizaram e cresceram como pequenas indústrias de um produto tão admirado ou procurado. (SEBRAE)
A partir daí, o processo de produção do pão sofreu avanços, as técnicas foram aprimoradas, com os exemplos de pioneiros por todo o país. Hoje as padarias oferecem grande variedade de produtos, suficiente para atender a crescente demanda de consumo. O mercador da panificação esta se desenvolvendo cada vez mais, e trazendo novas oportunidades e inovações, dessa forma as padarias vem se transformando em grandes empresas gastronômicas com um ambiente diferenciado e buscando mais conforto e segurança.
1.2. MERCADO CONSUMIDOR
A reação da dona-de-casa Dalva dos Santos, foi de espanto ao perguntar o preço do quilo do pão francês. Na casa com três moradores, o alimento é consumido diariamente e mesmo não aprovando o valor, acabou comprando várias unidades. "Cada vez que a gente pergunta já subiu alguns centavos. Daqui a uns dias não vai dar mais para comer pão", brinca.
Rosa Maria Pinhata Silva também ficou descontente com o aumento. Ela compra o pão francês mais de uma vez ao dia e confessa que não há como substituir. "Meus filhos já se acostumaram com o pãozinho no café da manhã e lanche da tarde".
Marta Martins encontrou uma solução para o problema. Ao invés de comprar pronto, ela preferiu levar apenas alguns pães e suprir a necessidade comprando um pouco de fermento, para fabricar em casa. "Somos em 7 pessoas e consumimos muito pão. Apesar da farinha de trigo também ter subido, compensa levar os ingredientes e preparar pão caseiro". (REVISTA CAPA)
...