Tecnicas Contabeis
Dissertações: Tecnicas Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaiarapiaceski • 26/3/2015 • 499 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
A area contabil é algo muito amplo, que abre várias outras áreas, um conjunto de procedimentos, ecrituração, demonstrações financeiras ou contabeis, ánalise dessas demonstrações e auditoria.
A escrituração elas registram as ocorrências que influenciam a evolução patrimonial que ocnsideram a ordem dos acontecimentos. É uma técnica que se baseia em fatos reais. O mais comum é o metodo de partidas dobradas, que para todo débito tem um crédito igual ou de maior valor.
Segundo Franco (2006, p. 57) a escrituracao é um elemento que compreende o registro dos fatos, na ordem cronológica, o que da a contabilidade carater de verdeira história do patrimônio. Essa história não apresenta importancia objetiva, mas da expressão monetária de seus efeitos no conjunto patrimonial.
A escrituração foi a primeira tecnica contabil para os lançamentos dos fatos contábeis. Segundo os principios da oportumidade os fatos devem ser lançados de imediato e no valor original e corretamente, independente das causas.
No entanto, fazer a escrituracção contábil trata-se de uma necessidade fundamental, que possui uma justificativa, toda entidade deve fazer e manter seu sistema de acordo com as normas administrativas abrangendo todas as contribuicoes, seus lucros, resultados e os rendimentos de capital.
Demosntrações financeiras: As demonstrações financeiras é composta por um conjunto de componentes, dentr eles estão:
1. balanço patrimonial;
2. demonstração do resultado;
3. demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;
4. demonstração dos fluxos de caixa;
5. demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e
6. notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.
Todas as empresas são obrigadas e prestar contas anualmente através das demonstrações financeiras, assim a entidade pode analisar se está lucrando, dando prejuízo e pode analisar o fluxo de caixa.
O balanço representa o patrimônio da empresa, normalmente no último dia do ano é fechado e analisado que desempenha durante um período de tempo os lucros, gastos e os rendimentos anuais.
Livro razão: O livro razão é obrigatório, e tem como finalidade demonstrar a movimentação e realizam a contabilização. Após fazer os lançamentos que são necessários de acordo com as normas, no livro diário, devem agrupar as informções relacionadas a cada grupo contabil e anotar no livro razão.
Assim, o livro razão acaba sendo um agrupamento dos lançamentos no livro diário, facilita a interpretação e analise das informações e as tomadas de decisões que foram necessária. O livro razão deve seguir todas as normas, e de acordo com as contas lançadas no livro diário, sendo feita uma análise das informações por conta individualizada.
De acordo com o Artigo 173 do CTN, o direito de proceder o lançamento do imposto exige que após cinco anos contados do primeiro dia do exercício seguinte aquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
...