Tecnologia Da Informacao
Trabalho Universitário: Tecnologia Da Informacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliezer1988 • 21/12/2014 • 1.511 Palavras (7 Páginas) • 228 Visualizações
2 - A Empresa
2.1 Missão
2.2 Objetivos
2.3 Foco
2.4 Estrutura organizacional e legal
2.5 Síntese das responsabilidades da equipe dirigente
2.6 Plano de operações
2.6.1 Administração
2.6.2 Comercial
2.6.3 Controle de qualidade
2.6.4 Terceirização
2.6.5 Sistemas de apoio à gestão
2.6.6 Parcerias
3 - O Plano de Marketing
3.1 Análise de mercado
3.1.1 Ambiente Externo e Interno
3.1.2 Mercado consumidor
3.1.3 Mercado concorrente
3.1.4 Mercado Fornecedor
ANEXO I: Clientes
2 - A Empresa
2.1 Missão
A missão da Linces será fornecer serviços em toda a cidade com elevado padrão de qualidade, desenvolver sistemas eficientes de informações e dados e ter uma estrutura de pessoal altamente capacitada, de modo à sempre contribuir para a maior segurança e para a redução de riscos de nossos clientes e parceiros, em transações comerciais que envolvam bens móveis e imóveis.
2.2 Objetivos
O principal objetivo da empresa será conquistar 40% do mercado de vistorias na região de São José do Rio Preto e ao redor, num raio de 200 km. Projeta-se essa conquista em curto prazo.
O crescimento da empresa será rigorosamente planejado e pretende-se manter sempre uma situação financeira saudável que será a base para alavancar o crescimento da empresa.
Após a consolidação, que se espera alcançar em cinco anos, a Linces pretende diversificar para outros seguimentos como, por exemplo, vistorias para financeiras e bancos.
2.3 Foco
Seu foco inicial serão as vistorias em bens móveis. Portanto, suas atividades estarão concentradas na vistoria prévia, procedimento de análise de veículos onde são consideradas as informações referentes ao estado de conservação destes bens, de acordo com as avarias que os mesmos apresentam; inspeção de conservação que consiste na realização de uma vistoria física do bem, onde são verificadas as condições da carroceria, a existência de equipamentos de segurança e acessórios, emitindo como resultado do serviço, um laudo técnico de comprovação, e na inspeção de segurança veicular, destinado à regulamentação de veículos sinistrados e transformados junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
2.4 Estrutura organizacional e legal
O regime jurídico da Linces Vistorias será sociedade por cotas de responsabilidade limitada.
A estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
A empresa no início apresentará uma estrutura simples e linear por apresentar as seguintes vantagens:
- Aplicação simples;
- Fácil transmissão de ordens e recebimentos de informações;
- Definição clara dos deveres e responsabilidades;
- Decisões rápidas;
- Baixo custo de administração.
FIGURA 1: ORGANOGRAMA
As propostas e/ou análises da empresa serão discutidas em conjunto e as decisões serão feitas pelo Diretor.
2.5 Síntese das responsabilidades da equipe dirigente
Sérgio Luís Seimaru, o proprietário, é formado em Administração de Empresas e viu a oportunidade nascer através da idéia de um amigo. Será responsável pela direção da empresa e pela área comercial.
Erasmo Dantas, um dos principais, também é formado em Administração de Empresas. Por sua vasta experiência em Relações Humanas, adquirida em vários anos na função de secretariado, será encarregado do Departamento Operacional, pela formação de funcionários contratados e o desenvolvimento de rotinas de trabalho.
Késia Solange Facochio Seimaru é formada em Direito e Administração de Empresas. Por seu amplo conhecimento nas finanças será responsável pela administração dos recursos financeiros propiciando a sustentabilidade financeira da empresa e dos clientes.
2.6 Plano de operações
Tanto para uma empresa fabricante de produtos como para uma fornecedora de serviços, é necessário efetuar um plano de operações. Não é suficiente saber qual o serviço final que se pretende propor aos clientes, é também preciso haver na empresa uma série de procedimentos definidos. Evita-se, desta forma, uma série de descoordenações e mesmo de incoerências no funcionamento da empresa, e evita-se, por esta razão, uma série de custos desnecessários.
2.6.1 Administração
No início a empresa contará só com o número mínimo de funcionários para o funcionamento e o oferecimento do serviço a ser prestado.
A estrutura hierárquica será composta por três níveis e as decisões, inicialmente, serão feitas pela diretoria. A centralização será utilizada, a princípio, por apresentar as seguintes vantagens:
- As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais;
- A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.
Após os inícios das atividades e da adaptação, o objetivo será permitir um ambiente que possibilite a quebra de paradigmas e incentive o crescimento individual dos funcionários.
2.6.2 Comercial
Existirá um departamento
...