TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Ensaios: Tecnologia Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

De que forma podemos transformar o processo de alienação de nossos alunos diante da sociedade do consumo e do sensacionalismo, assim como, a banalização das relações humanas apresentadas pela TV? Como nós, no papel de educadores, podemos ensinar aos alunos a fazerem uma leitura critica de tudo o que é veiculado a TV?

Vivemos em uma sociedade do trabalho e da falta de tempo para a convivência familiar e o dialogo e a mídia vem influenciando cada vez mais na vida das pessoas. As crianças aprendem muito com a televisão e a internet e dominam com facilidade essas tecnologias. Portanto devemos considerar a mesma como educação, meio que direciona a pessoa a refletir e compreender sua realidade, e nós como educadores devemos junto à escola, entrar com o dever de induzir ao educando uma visão critica de tudo o que a mesma nos proporciona, pois além da emancipação e do conhecimento ela também pode alienar.

É por meio da educação que adquirimos conhecimentos racionalizados, e esta é atualmente uma forma de esclarecimento ou de conduzir a racionalidade, amadurecendo a criança e dando a ela a liberdade em seu comportamento no mundo, pois a criança é um ser racional, cheio de inteligência podendo desenvolver a educação proposta desde que ela tenha o direito de pensar com sua própria cabeça.

Como educadores devemos apresentar a televisão e sua programação como ferramenta educacional eficiente, utilizando-se da linguagem e do encanto das imagens em movimentos que as crianças já estão acostumadas, como fonte de informação segura como aos livros didáticos. O uso da televisão como recurso pedagógico pode ser utilizado como forma de atração, pelas imagens sons e movimentos, pois sabemos que as imagens por si podem significar varias palavras. Porém uma leitura critica da imagem só pode ser realizada quando diversos saberes sociais tratados pedagogicamente no tempo e no espaço escolar tornar-se força mediadora dessa aprendizagem.

Devemos buscar formas adequadas para integrar a televisão aos meios de ensino. Porém é necessário que se possibilite junto a isso a ampliação de formas de comunicação interpessoal e grupal, para que os educandos não se detenham, apenas a comunicação audiovisual e telemática. Pois a presença da televisão na educação deve provocar maior interação com esse meio, aprofundando as relações presentes com a realidade dos educandos, no sentido de que quanto maior interação, mais se saberá sobre ela. Como ela se iniciou? Em qual contexto? Seus programas? Intencionalidades? Quem atua por traz dela? Quais suas ideologias? Quais suas interferências no cotidiano e na vida das pessoas?O que as mantém?Estas entre outras questões são subsídios para uma reflexão em sala de aula com objetivos de opinião critica, e pensar sobre. Da mesma forma podemos questionar juntos com alunos, fatos acontecidos, situações da realidade, as revista, jornais, desenhos, filmes, musicas, literatura, obras de artes e até os livros que podem estar sendo utilizado em sala como recurso metodológico, questionar suas fontes, e quem o narraram. Despertar a desconfiança de uma verdade dada, a curiosidade, o questionamento e a pesquisa como formas de descobri e conhecer. Propiciando a reflexão, os sentidos e uma autonomia critica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com