Tecnologia De Gestão
Monografias: Tecnologia De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphaela1989 • 13/11/2013 • 9.474 Palavras (38 Páginas) • 202 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO - ADMINISTRAÇÃO
Raphaela Aparecida de Lima Ra: 4311799577
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DE GESTÃO
Prof: Oderson Dias de Mello
Tutor: Wanessa Faustino
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 14 DE JUNHO DE 2.013.
INTRODUÇÃO
A Cadeira de Tecnologias de Gestão anda lado a lado com a Cadeira de Processos Administrativos, portanto para a execução deste desafio imposto pela ATPS dessa disciplina, teremos que aplicar os conhecimentos adquiridos neste semestre pelas duas Cadeiras. O objetivo é conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma empresa escolhida pelo grupo, ao qual a mesma encontra-se em fase de mudanças e quebra de paradigmas. Usando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão, teremos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que serão analisados em seu desenvolvimento. Verificaremos se o gestor ou gestores estão utilizando as devidas ferramentas de gestão para enxergar seus pontos fortes e avaliar o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos da empresa. As empresas hoje em dia primam pela qualidade de seus serviços e ou produtos, portanto elas procuraram cada vez mais buscar uma melhoria na forma de administrar, organizar e operacionalizar sua produção para que obtenha a satisfação plena de seus clientes. A prática da qualidade nas empresas destaca um meio para atingir os resultados desejados e faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. A terceirização é uma das práticas mais adotadas por empresas nos dia de hoje, pois trazem mais benefícios do que malefícios ao gestor, exemplo; terceirizar a limpeza de uma empresa, o custo é menor do que pagar todos os direitos á um empregado contatado. A implicação das tecnologias permite às empresas se estruturarem e enxergarem melhor que realmente é preciso promover mudanças em seu ambiente de trabalho profissional, seja na operacionalização, como no pessoal, tipo: mudança de comportamento, melhor tratamento a funcionários, etc. A qualidade é o principal fator a ser modificado numa empresa, pois a palavra já diz qualificar-se sobre alguma coisa, seja no produto vendido ou industrializado ou nos serviços oferecidos. Isso envolve processos administrativos na sua essência, como estratégico, tático e operacional.
ETAPA 1
Passo 1
DESCRISÇÃO DETALHADA DA EMPRESA ESCOLHIDA E JUSTIFICATIVA POR SUA ESCOLHA PELO GRUPO
Escolhemos uma empresa que é de conhecimento de um dos integrantes do grupo. Esta empresa chama-se, L & PM Editores, localizada aqui em Porto Alegre RS, ela é de médio porte, tem como objetivo editar, produzir e vender livros na versão pocket de autores consagrados e famosos do nosso estado e também do estado de São Paulo SP. O crescimento e a consolidação dos seus produtos e serviços vêm a fim de garantir mudanças para a melhoria na qualidade de seus serviços e produtos contribuindo com a leitura à população. Esta empresa está em fase de mudanças e quebra de paradigmas. A gestão de qualidade está empenhada de uma pessoa contratada pela empresa, com a finalidade de romper barreiras dentro da organização, permitindo que entre os conflitos, haja abertura para o crescimento da estrutura organizacional. Este processo iniciou recentemente e apresenta os desafios de redesenhar os processos e os fluxos de cada área de trabalho e de cada atividade, cada qual com sua especialidade e construir um contrato interno de fornecedores e cliente. Apresenta também os conceitos e papeis do gestor organizacional. O gestor é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização atuando através do planejamento estratégico, direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos e resultados. Neste caso, os mesmos devem desenvolver os papéis interpessoais, informacionais e decisórios com excelência, tendo como objetivo principal à gestão da qualidade total no atendimento ao consumidor. Muitas estratégias processos e tecnologias são apresentadas como solução para a garantia de uma gestão organizacional. A terceirização foi uma das práticas adotadas pela empresa. Seus livros eram encadernados e encapados pela própria L& PM. Hoje eles são feitos por outra editora, chama PALOTTI, que por um custo bem mais suave do que a empresa teria. Hoje a L& PM absolve assim suas máquinas, e, apenas paga a mão de obra para a terceirizada, isso fez com que a empresa reduzisse o custo de maquinário, o custo de material e até mesmo o custo de pessoal para a produção e editoração de seus livros. A Gestão da Qualidade Total que promove e sustenta as melhorias contínuas, onde tudo aquilo que foge do foco principal do negócio pode ser terceirizado, o Benchmarking que mostra referencia das melhores práticas e parcerias em busca da excelência, a Gestão do livro aberto (Open-book Management) que busca integrar pessoas e informações, a Reengenharia que propõe a delegação de autoridade e responsabilidade, dando as pessoas poder de decisão.
Todas as informações obtidas desta empresa foram-nos dada pelo seu Gestor Sr. Sérgio Lima, que ocupa o cargo de Gerente Administrativo/Financeiro e que é encarregado de promover todas as mudanças dentro da organização, sejam elas administrativas, financeiras e operacionais. A parte comercial fica ao critério da gerente comercial chamada Deise, a qual não foi alvo de nossa entrevista.
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Empresa: L & PM Editores
Localização: Rua, Comendador Coruja, 362 – Bairro Floresta – Porto Alegre/RS
Segmento: Editora de Livros de bolso(Pocket)
Produtos comercializados e Industrializados: Edição e comercialização de livros didáticos, poéticos, receitas, etc. na versão POCKET.
Contato: Sérgio Lima
Cargo: Gerente Administrativo/Financeiro
Porte da Empresa: Médio, com 200 funcionários e 35 colaboradores autônomos.
VISÃO,
...