Tecnologia De Gestão
Exames: Tecnologia De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nhajary • 3/5/2013 • 835 Palavras (4 Páginas) • 343 Visualizações
TERCERIZAÇÃO
A terceirização é uma prática que, segundo a literatura especializada, tem crescido nos últimos anos. Esta prática que tem se generalizado com sucesso para atividades periféricas (transporte, manutenção, limpeza) passou a serem aplicadas a atividades mais importantes para empresa como design, manufatura, marketing, sistemas de informação e distribuição. Uma razão frequente para explicar este crescimento é a desvantagem que a estratégia do “fazer” tem em um ambiente de rápidas mudanças dos mercados e das tecnologias. Neste tipo de ambiente (de ligeiras mudanças) a flexibilidade e a capacidade de adaptação rápida perdem-se quando as atividades são feitas “em casa”.
Os motivos mais importantes para a terceirização são:
• Fazer uma organização mais competitiva;
• Obter uma redução de custos;
• Ter acesso a recursos especiais;
• Estimular o espírito empreendedor de pequenas organizações.
A ótica da Terceirização como fenômeno de otimização em recursos, material humano e aparatos físicos condizem com uma busca de maior eficiência e produtividade por parte das Empresas, dos mais variados setores e portes, característica da economia moderna, globalizada e competitiva dos dias de hoje.
Algumas vantagens da Terceirização para as Empresas:
• Concentração de esforços (Focalização)
• Adaptação às mudanças (Flexibilização)
• Agilização de Processos
• Melhoria de Qualidade
• Melhoria de Produtividade
• Redução de Custos
• Criação de Ambiente propício ao surgimento de inovações
• Formalização de Parcerias
Podemos citar uma empresa que é líder no mercado que é a Petrobrás.
A Petrobras foi fundada em 1953 no estado do Rio de Janeiro, é uma sociedade anônima de capital aberto, que chega ao final de 2009 como, a quarta maior companhia de energia do mundo (Conforme dados da consultoria PFC Energy). Atua na área de óleo, gás e energia e, de forma integrada, nos segmentos de exploração, produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica e distribuição de derivados.
A Petrobras é a maior exploradora do mundo em águas profundas, detendo 23% das operações nessa atividade. Com as descobertas do pré-sal o Brasil dobrará suas reservas (hoje, de 14 bilhões de barris) e também sua produção até 2020, o que representa um crescimento médio de 8,8% ao ano, o maior da indústria mundial.
Atualmente a Petrobras mantém aproximadamente 296 mil trabalhadores na condição de prestadores de serviços e 77 mil efetivos, dados de 2009. O segmento passou a intensificar a prática de contratação de serviços a partir dos anos de 1990.
No setor de petróleo predomina a contratação de empresas especializadas de prestação de serviços de apoio; a contratação de pessoas jurídicas para atividades essenciais e o deslocamento de parte da produção ou de setores desta para outras empresas. Entre as atividades terceirizadas destacam-se os serviços de operação de perfuração, serviços de manutenção, combate a incêndio, segurança de trabalho, serviços de enfermagem entre outros.
A Petrobrás aponta a terceirização como estratégia de negócios da empresa. Segundo um Ex- Diretor-Gerente dos recursos humanos:
“A terceirização não pode ser vista apenas como uma estratégia para redução de custos, mas também como uma aliada indispensável para a conquista de novos mercados, o correto sentido da terceirização deve ser a busca da vantagem competitiva”.
Em 2002 a Petrobras aponta vários argumentos, dentre os quais a focalização e a simplificação da gestão são o avanço do processo de terceirização em áreas até então consideradas nobres (manutenção e operação) coincide com a desregulamentação do setor11 e com a adoção de um novo modelo de organização por parte da Petrobras. Este novo modelo, implantado em outubro de 2000, dividiu a companhia em quatro áreas de negócios – E&P, Abastecimento
...