Tecnologia como uma nova prática pedagógica
Monografia: Tecnologia como uma nova prática pedagógica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mario2011 • 18/1/2015 • Monografia • 8.509 Palavras (35 Páginas) • 338 Visualizações
RESUMO
O presente trabalho abordará o tema “A tecnologia como Nova Prática Pedagógica”, o método de pesquisa exploratório foi empregado, levantando-se informações acerca da inserção das tecnologias de informação e comunicação, por meio de
livros, artigos, teses, dissertações, etc. O objetivo principal foi identificar as dificuldades dos docentes na aplicação das TICs na sala de aula, suas inseguranças e suas expectativas. Abordando assuntos como prática pedagógica, tendências pedagógicas e tecnologias da informação e comunicação (TICs), percebeu-se que as novas tecnologias estão sendo cada vez mais incorporadas no processo educativo, mas que apesar dessa grande pressão de modernização na educação, muitos educadores se mantêm aquém destes recursos, ou por falta de capacitação ou simplesmente por não aceitarem tais inovações. Com essa análise foi possível descobrir que as tecnologias de informação e comunicação apesar de perceberem resistências estão se disseminando por todo o sistema educacional, dando origem a novas técnicas de ensino, estimulando os alunos na reflexão crítica da realidade em que vivem, além de estimular e transformar o professor em um orientador, mediador, que caminha junto com o aluno em busca da construção do conhecimento.
Palavras-chave: Prática pedagógica, Processo de ensino-aprendizagem, Tecnologia de informação e comunicação.
ABSTRACT
SUMARIO
1 – INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------12
2 – O QUE É PRÁTICA PEDAGÓGICA?-------------------------------------------15
2.1 – A EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESGATEHISTÓRICO---------------------------------------------------------------------19
2.2 – TENDÊNCIAS EDAGÓGICAS--------------------------------------------------23
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUALIDADE.-------------------------------------29
3 – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO(TIC.--------------------------------------------------------------------------32
3.1 – A DIFICULDADE DOCENTE FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃOE COMUNICAÇÃO---------------------------------------------------38
4 – APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO---------------------------------------------------------------------------41
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------45
6 – REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------49
12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará o tema Tecnologia como nova prática pedagógica,incentivando a reflexão sobre a utilização de tecnologias de informação ecomunicação no processo educativo atual e como essa ferramenta pode causar mal-estarna docência.
O problema consiste em revelar quais as dificuldades enfrentadas pelo docentequanto à aplicação de recursos digitais como parte integrante de sua práticapedagógica. E tem como objetivo principal, identificar as dificuldades dos docentesquanto à aplicação de instrumentos tecnológicos na sala de aula. Este tema foiescolhido, pelo fato de muitos professores ainda não saberem ou não estaremqualificados para aplicar as TIC's em suas práticas pedagógicas diárias.
Para responder esse questionamento teremos os seguintes objetivos específicos:conceituar a prática pedagógica, realizar levantamento sobre as ferramentastecnológicas que são utilizadas pelo professor na sala de aula, além de analisarcomo o processo de ensino-aprendizagem pode ser aprimorado através do uso denovas tecnologias.
A metodologia a ser aplicada será a pesquisa exploratória, realizando-se olevantamento de informações, através de consultas a livros, monografias, teses,dissertações, artigos publicados na internet e sites de periódicos, que contêm teoriasimportantes à reflexão sobre a implementação da tecnologia com finalidadeeducacional.
Muitos educadores encontram dificuldades quando refletem sobre a práticapedagógica desempenhada cotidianamente, primeiro porque muitos mantêmenraizadas as características do ensino tradicional, em segundo lugar, pelo fato denão saberem quais recursos tecnológicos se ajustam satisfatoriamente à práticapedagógica por eles aplicada na sala de aula.
A expansão tecnológica vem suscitando modificações sociais, políticas, econômicase culturais, inserindo no âmbito educacional o uso de recursos digitais quecontribuem para novas reflexões sobre a práxis pedagógica e o aprimoramento doprocesso de ensino-aprendizagem.
13
A escola, como instituição voltada para a formação do cidadão e como ambientefacilitador do conhecimento, não poderia estar aquém das mudanças, devendocontextualizar a realidade atual com as realidades vivenciadas pelos alunos, paraque percebam o seu cotidiano mais próximo do ambiente escolar em que estãoinseridos.
De acordo com Araújo e Yoshida (2010), o professor deve estar aberto à aquisiçãode novos conhecimentos visando o fortalecimento da profissão, criando novasestratégias, comportando-se como um aprendiz em busca de capacitaçãoprofissional.
Infelizmente a tecnologia ainda não atingiu todos os setores
educacionais e muitos docentes ainda encontram-se despreparados para essa novarealidade, havendo certa resistência quanto à adesão de novas metodologias.
Geaquinto (2008) afirma que a introdução inicial de recursos tecnológicos naeducação, dá a falsa impressão de que eles solucionam parte dos problemaseducacionais, todavia, o fracasso de muitos projetos contrariou essa expectativa.
Muitas vezes
...