Tecnologia de Informação e Comunicação e Educação
Por: Sarah Monteiro • 14/5/2018 • Resenha • 739 Palavras (3 Páginas) • 1.831 Visualizações
CLARETIANO – POLO CAMPOS DOS GOYTACAZES
LICENCIATURA PARA NÃO LICENCIADOS - MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TCIs) aplicadas a Matemática
SARAH MASCARENHAS MONTEIRO
RA 8080610
Objetivos
Proporcionar ao aluno de licenciatura situações diversas para que pratique a compreensão do ensinar, do aprender, do pesquisar e do avaliar.
Descrição da Atividade
Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando. Nesta etapa, seu texto deverá conter até 3 laudas.
Atividade
Tecnologia de Informação e Comunicação e Educação
A tecnologia é parte integrante da sociedade como agente de transformação, revolucionando a maneira como se entende os processos de ensino e aprendizagem. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a importância do papel da escola na formação dos alunos se entrelaçam, fazendo necessário que os estabelecimentos escolares assimilem a cultura tecnológica, desenvolvendo estudantes com habilidades para instrumentos dessa cultura.
A presença de recursos tecnológicos é relativamente nova, e as vezes a falta de conhecimento, prática e recursos podem dificultar a inserção desta no contexto escolar, em contrapartida o seu uso possibilita novas maneiras e meios para aprendizado, tais como sistemas de educação a distância (EAD), possibilidade de trabalhos cooperativos e interativos, atualização de conhecimento e socialização de experiências.
O professor precisa utilizar recursos que transformem suas aulas, de modo a instigar a busca pelo conhecimento por parte dos alunos, ministrando aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e entendendo que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, as quais vêm para colaborar com o professor e mediador, funcionando como um suporte, como um recurso a mais para esse processo e não como um recurso em sua substituição.
Apenas a utilização das tecnologias não garante qualidade e mudança de cultura, podendo meramente encobrir praticas do ensino que tem como base a recepção e memorização de informações. Essa nova ferramenta deve ser usada para favorecer a produção de um conhecimento ativo, criativo e critico enriquecendo e transformando o ambiente educacional.
Tecnologia de Informação e Comunicação e Ensino de Matemática
No ensino da matemática, tecnologias como calculadora e computador podem colaborar para atividades experimentais que enriqueçam o modo de aprendizagem dos alunos.
O uso de tecnologias simplifica cálculos mecânicos e a manipulação simbólica, otimizando o tempo; evidencia a importância da linguagem gráfica e de novas formas de representação, permitindo novas estratégias de abordagem de diferentes problemas; e permite que os alunos construam uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática e desenvolvam atitudes positivas diante de seu estudo.
...