Tecnologia de célula de combustível
Seminário: Tecnologia de célula de combustível. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniorpositivo • 27/5/2014 • Seminário • 844 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
A tecnologia célula a combustível têm sido reconhecida como uma forma limpa de produzir eletricidade com alta eficiência energética em diversas aplicações, desde a portátil até em geração distribuída. Não importando a sua aplicação, elas oferecem um número importante de benefícios para usuários individuais, companhias de energia e a sociedade em geral.
O petróleo é a principal fonte de energia utilizada pela sociedade moderna, apesar de ser um recurso natural não renovável. A exploração deste recurso gera impactos ao ambiente e exige um processo de licenciamento ambiental, que determina medidas para minimizar esses impactos
Os impactos ambientais que podem advir da atividade de perfuração de um poço de petróleo podem ser resumidos em: danos à fauna e flora devido à remoção da vegetação no local onde será perfurado o poço; erosão provocada pela destruição da vegetação; agressões ao meio ambiente causadas pelos resíduos dos fluidos de perfuração, fragmentos das rochas (cascalhos) perfuradas dispostos em diques de perfuração e/ou percolação de contaminantes para lençóis freáticos; e contaminação dos lençóis freáticos e aqüíferos subterrâneos, causada por perdas dos fluidos de perfuração para as formações geológicas durante a perfuração.
Hoje no Brasil, cerca de 40% da energia consumida é proveniente do petróleo e seus derivados (Brasil,MME 2007) mostrando a importância desse recurso no país. Dentre outros motivos, essa preferência se explica por seu rendimento calorífico-energético por unidade de volume ser superior ao do carvão mineral e do gás natural, outros combustíveis fósseis largamente utilizados, representando juntos a proveniência de 90% da energia consumida no mundo (Salvador & Marques, 2004). Cerca de 40% da energia consumida pela sociedade brasileira é utilizada pela indústria, 26% pelo setor de transportes, enquanto que 1% é utilizado nas residências e menos de 5% nos setores comercial e público (Brasil,MME 2007).
O petróleo bruto, extraído dos poços, é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e seus compostos, e compostos não hidrocarbônicos, que se apresentam sob forma líquida, sólida ou gasosa.
A forma líquida é comumente chamada de óleo cru, a gasosa constitui os gases naturais e a parte viscosa ou sólida constitui o betume encontrado nas areias betuminosas.
Teorias tem sido propostas para explicar a formação e a ocorrência do petróleo e gases associados.
Aquela que parece ser mais plausível é a que considera que o petróleo foi formado a partir de vegetação marinha e restos de vida animal incorporados - milhões de anos atrás- à camadas geológicas sedimentárias e anaerobicamente (i.e., na ausência de oxigênio) decompostos por bactérias.
• Metade das explorações atuais só são rentáveis se o custo do petróleo for
superior a 60 dólar/barril.
• A explorações na Rússia e Médio oriente, estão a ter lucros fabulosos com esta situação(não quer dizer que os outros não tenham).
• Os países que produzem o petróleo mais barato estão em dificuldades para aumentar ou mesmo manter a produção.
• As zonas que começaram a ser mais exploradas nos últimos 10 anos (Canada , Angola , Brasil, Golfo do México Offshore),para compensar a perda de produção noutros países, representam 20% da produção Mundial e só são rentáveis com o preço acima do 70 dólar/barril.
O custo do barril de petróleo de 159 a 160 litros atualmente está em média 105,00 dólares
Do petróleo chega-nos um número infindável de produtos que fazem parte da nossa vida atual. De seguida são exemplificadas algumas das principais aplicações do petróleo:
- Butano e o Propano: produtos gasosos, incolores utilizados como combustível industrial
...