Tecnologia e inovação em saúde
Tese: Tecnologia e inovação em saúde. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Avila23 • 11/10/2014 • Tese • 561 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
TECNOLOGIAS ASSISTENCIAIS EM ENFERMAGEM
Tecnologia e inovação na saúde
Segundo a revista brasileira de enfermagem (Brasil de 2014). Em 2007 e 2008 aconteceram diversos fóruns e debates nos campos de direito a saúde, saúde suplementar, gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os debates eram baseados nas necessidades básicas e tecnológicas de cada área abordada. Durante três anos aconteceram vários debates sobre a implementação da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), nas decisões da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (Citec) e nos encontros ocorridos no âmbito do Grupo Técnico de Ciência e Tecnologia da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Ainda segundo a revista brasileira de enfermagem( Brasil 2014). Em 2009 foi apresentada e aprovada a proposta na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS). Essa política tem o esforço de consolidar medidas de carácter geral, contendo as descrições das situações e problemas, com princípios e diretrizes gerais.Com o crescimento excessivo das tecnologias em saúde, gastos, produção cada vez maior, mudanças de perfil epidemiológicos da população, se faz necessário uma boa política e inovação nos setores tecnológicos, envolvidos com produção e na incorporação dessas tecnologias nos sistemas de saúde.
Sistema de Assistência de Enfermagem
Conforme a politica de gestão e tecnologia em saúde (Brasil 2014). A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) vem sendo utilizada em algumas instutuições de saúde, como uma metodologia assistencial, por meio do Processo de Enfermagem (PE), nada mais é que a aplicação da teoria na pratica com os pacientes. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), juntamente como Conselho Regional de Enfermagem (COREN), fazem uma fiscalização bastante severa nestes programas, sobre a capacitação deste profissionais para com o âmbito desse cuidado com o paciente como um todo, a capacitação tecnológica para a operação de maquinas, e sistemas que competem devidamente a enfermagem, a capacitação que cada instituição para com seu profissional.
A assistência de enfermagem vem desde o primeiro contato com o paciente, na triagem, com seus acompanhantes, desde a sua alta hospitalar, com orientações, prevenções e acompanhamentos na assistência prestada.
Cabe a cada um de nós, profissionais da área da saúde, cuidar, prevenir e orientar cada paciente e acompanhante, quanto consultas médicas, medicações, exames, para que assim possamos melhorar sempre essa assistência, contribuindo dessa forma, na qualidade da assistência. Politica nacional de gestão e tecnologia e saúde (BRASIL 2014).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Brasil 2014 - Revista Brasileira de Enfermagem: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672006000500015&script=sci_arttext
Acesso em 24/032014 ás 14:00
Brasil 2014 - Política Nacional de Gestão e Tecnologias
...