Tecnologias De Gestão
Ensaios: Tecnologias De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dannapose • 2/6/2014 • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 190 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Gestão de Recursos Humanos
Tecnologias de Gestão
Macaé – RJ
Novembro/2013
Carlos Magno Souza Costa – RA 441695
Jordanna de Oliveira Moraes Pose – RA 444266.
Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira – RA 441697.
Natalia Paulino de Ramos – RA 434919.
Apresentação da Empresa
Denominação Social: Natura Cosméticos S.A.
Denominação Comercial: Natura Cosméticos S.A.
Atividade Principal: Comércio Atacadista de Cosméticos e Produtos de Perfumaria
Número de empregados: 3.486
Endereço Completo: Rodovia Régis Bitencourt, KM 293, Edifício, Bairro: Potuvera , Município: Ipat. Serra, CEP 06850-000, UF: SP
Departamento Acionistas
Nome do Contato: José David Vilela Uba
Cargo do Contato: Diretor Financeiro
Diretor de Relações com Investidores
Breve Histórico da Empresa
A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, a Natura é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Em seu comportamento empresarial, a Natura busca criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acredita que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, busca manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem possui contato, em um exercício contínuo de transparência.
Visão
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
Mudança organizacional
Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica/informacional da última década, esta pesquisa apresenta a percepção gerencial relacionada à mudança organizacional. Por meio de entrevistas com gerentes de empresas de Telecomunicações do Distrito Federal, foram investigadas variáveis que atuam como causadoras, facilitadoras e dificultadoras da implantação de um processo de mudança, bem como a compreensão gerencial do significado de mudança organizacional e as principais reações desencadeadas pelas mudanças nas empresas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo de entrevistas e os resultados desta pesquisa são comparados com o estado da arte sobre o fenômeno de mudança organizacional, a fim de apontar indícios de variáveis comuns e dissonantes entre a percepção gerencial e os estudos acadêmicos sobre mudança organizacional e desta forma contribuir para a compreensão deste fenômeno multideterminado e tão presente no cotidiano organizacional.
Paradigmas
Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referência, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou ate mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias. Ao mesmo tempo, ao ser aceito, um paradigma serve como critério de verdade e de validação e reconhecimento nos meios onde é adotado.
Quebra de paradigmas
Nos dias atuais as tecnologias e os conceitos vêm sendo substituídos de maneira muito rápida, caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças. A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos. Os executivos vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas. É sabido que mudanças significam correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, estas são chamadas de paradigmáticas, ou seja, apegadas a paradigmas anteriores.
Como uma empresa deve preparar-se para mudar sempre que necessário
O princípio básico para estar sempre pronta e ter uma vantagem cronológica para se adequar ao mercado e suas vastas mudanças é estar conectada 24 horas por dia,procurar estar sempre por dentro das atualidades do ramo a fim de acompanhar todo o movimento. Em segundo plano porém não menos importante é preciso ter flexibilidade e utilizar das informações adquiridas para se traçar uma estratégia e estar sempre pronto para possíveis mudanças.
Conceitos de gestão e os vários papéis do gestor organizacional
Embora não seja possível encontrar uma definição universalmente aceite para o conceito de gestão e, por outro lado, apesar deste ter evoluído muito ao longo do último século, existe algum consenso relativamente a que este deva incluir obrigatoriamente um conjunto de tarefas que procuram garantir a afectação eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, afim de serem atingidos os objectivos pré-determinados. Por outras palavras, cabe à gestão a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informação relevante e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento
...