Tecnologias Em Enfermagem
Trabalho Escolar: Tecnologias Em Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kleberecamila • 13/10/2014 • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 384 Visualizações
Tecnologias em Enfermagem
Vimos que hoje século XXI a tecnologia entrou em nossas vidas para nos auxiliar e muito em todos os campos,e especialmente na área da saúde, porém tanta tecnologia se não for aliada a técnica,organização,humanização,terá sua eficácia reduzida.
Temos que pensar que talvez estejamos eu falo dos( enfermeiros,médicos,técnico)s que da absolutamente e capazes de gerenciar máquinas e acabam pondo de lado o ser humano que está ali,o paciente não atribuindo a ele os cuidados que farão diferença em sua reabilitação,o contato direto. Hoje a maior concentração está em UTIs,onde os pacientes quase que totalmente necessitam desse contato direto.
Com a descoberta do raio-x vamos usar como exemplo e junto com ele a diagnosticar imagem que na época foi uma descoberta incrível e com amplo interesse do setor saúde e o passar do tempo foi se descobrindo outros meios como exemplos ultra-som,tomografia,ressonância magnética,ai sim ,a tecnologia se torna indispensável para diagnósticos de doenças e seu campo de trabalho se torna muito grande.
Sabemos que por outro lado o auto-benefício dessa tecnologia é muito caro, cada hospital tem que ter na base seu custo e manutenção,ter profissionais habilitados para o seu manuseio,mas nunca deixando de lado é ser humano que está ali no leito,sabendo confortar ,cuidar,ter o básico que é solidariedade o carinho.
A tecnologia em si tem seu grande valor, a perspectiva de um diagnóstico rápido e preciso. Mas nunca deixando de lado o aspecto humano, o cuidar o se doar ao próximo em sua plena acepção da palavra.
Essa humanização nas organizações hospitalares, enfatizando aspectos conceituais e forte presença de dimensão tecnológica necessita ser revigorada por meio da valorização da natureza humana, quer no uso de um produto ou de um processo no cuidar.
Uma vez que ambas sofreram historicamente uma dicotomia e hoje se apresentam indissociáveis e complementares, como desafio a serem gerenciados pelo enfermeiro.
Por estarmos na era da tecnológica , a concepção de tecnologia em enfermagem tem sido usada de maneira as vezes equivocada, pensando apenas em produtos. A tecnologia pode ser entendida como o resultado de processos concretizados a partir da experiência cotidiana e pesquisa.
Ela pode ser usada na construção de produtos matérias ou mover intervenções sobre uma determinada situação pratica.
O profissional deve estar em permanente processo de capacitação técnica, para poder utilizá-la e passar adiante seus conhecimentos, na utilização de materiais e serviços prestados. Cada dia mais a assistência de enfermagem exige pessoal e tecnologia especializada, afim prestar cada vez mais uma assistência de qualidade.
O contexto mundial impõe à sociedade mudanças inevitáveis. Para estar em sintonia com a evolução tecnológica precisamos buscar a informação de fontes confiáveis constantemente, adaptar-se a esta nova realidade será o desafio para todos que desejarem alcançar uma posição compatível com a categoria profissional escolhida, pois o mundo tem a inconstância de um vulcão ativo, fazendo com que sejamos desafiados o tempo todo. O conceito de tecnologia é muito amplo e não deve limitar-se a uma simples comparação com equipamentos de ponta, em detrimento de uma esfera abrangente de idéias transformadora.
TECNOLOGIA E INOVAÇAO PARA O CUIDADO EM ENFERMAGEM
A Incorporação de novas tecnologias para o processo do cuidado aumenta a intensidade do trabalho e envolve toda a equipe multiprofissional, e requer interação entre os profissionais, instituição e gestores.
A tecnologia quando usada em favor da saúde contribui, diretamente com a qualidade, eficácia, efetividade e segurança do cuidado.
O enfermeiro deve estar sem pré em constante capacitação teórico, pratica para assim prestar um atendimento tecnológico e, ético e humanizado.
Não adianta dispor de alta tecnologia para o desenvolvimento da assistência de enfermagem, se não possuir o mínimo de humanização,pois isso tem que estar junto para um bom cuidado
A tecnologia não pode ser visto apenas como um produto,mas sim como um processo de conhecimento e instrumentos nas diversas , maneiras de cuidar.
No processo de trabalho existe três categorias de tecnologia, as duras que são os equipamentos, as leve duras que são saberes estruturados, normas, protocolos e conhecimentos as leves que são as relações.
Temos que entender que o uso de tecnologia na geração do cuidado não é saber manipular equipamentos, e sim usar as tecnologias leves como importante ferramenta de trabalho na busca da qualidade do cuidado prestado ao usuário, assim contribuindo com uma assistência que venha contemplar um cuidado humanizado.
Mas para isso todos os profissionais envolvidos tem que se adequar e procurar conhecimento para usar adequadamente todos os tipos de tecnologia disponíveis para o processo de cuidar.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM
A elaboração da sistematização da assistência de enfermagem é um dos meios que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnicos científicos e humanos na assistência ao paciente e caracterizar sua pratica profissional, colaborando na definição do
...