Tecnologias assistências na enfermagem
Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias assistências na enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1069 • 12/6/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 514 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP POLO DE TUCURUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE TUTORA EAD: ESP. ANA MARIA VIEGAS TRISTÃO
JAIME ALVES CARRIAS- RA: 410855 FILIPE DA CUNHA VITAL- RA: 436149 GISELE SOUZA CABRAL- RA: 427838 KEILA SOUSA DE OLIVEITA – RA: 433466 ROSIARA BRITO SILVA – RA: 437416
RELATÓRIO CIENTÍFICO
TUCURUÍ/PA
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP POLO DE TUCURUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
TUCURUÍ/PA
2013
CAPITULO 1
TECNOLOGIAS ASSISTÊNCIAS NA ENFERMAGEM
TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO: DESAFIOS GERENCIADOS PELO ENFERMEIRO EM PROL DA INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA
O avanço da ciência e da tecnologia no ultimo século é considerado superior a tudo o que tínhamos conseguido avançar anteriormente, gerando impactos diretos sobre as organizações e as profissões do setor da saúde.
O hospital, espaço onde a clinica se organizou e se instalou, assume, com a apresentação da pratica medica pelo modo de produção capitalista, uma nova função utilitária e pragmática de lugar de produção de serviços e de realização de lucros e mais-valia.
Entretanto, nas ultimas quatro décadas, observa-se o despreparo profissional e o descompasso das organizações de saúde em acompanhar e incorporar os avanços tecnológicos bem como as muitas e diversificadas consequências dessa exclusão, entre elas o apelo à humanização, confrontando-a com o desenvolvimento tecnológico. Considera-se que o desenvolvimento tecnológico, associado ao trabalho e as formas de organização da produção, veem dificultando as relações humanas, tornando-as frias, objetivas, individualista e calculista, enfim, pouco humanas.
Ciência e tecnologia são valores, e não apenas coisas e artefatos, ou mesmo saberes. São tudo isto em complementaridade com o mundo vital, num movimento que só pode adquirir significado na sua dimensão ética e política.
As palavras técnicas e tecnologia podem ser entendidas e utilizadas de diversas maneiras. Como ciências aplicada, que não diferenciam claramente técnica de tecnologia. A tecnologia ganhou força com a ciência moderna, as conclusões necessitavam de comprovação experimental.
Para alguns estudiosos, tecnologia tem ampla conotação, as técnicas, procedimentos, equipamentos e instalações que possibilitam a realização ou vários produtos e implicam no quê, e no como fazer.
Já a tecnologia é conceituada como um conjunto de processos da experiência cotidiana para o desenvolvimento metódico de conhecimentos/saberes, elaboração planejamento, execução/ operacionalização.
As autoras reconhecem ainda, no universo da Enfermagem, presença da dimensão tecnológica, revigorada por meio da valorização de um produto ou de um processo cuidar, como a ética, a estética, a política e a social.
Defende-se a necessidade do profissional enfermeiro desenvolver competências para avaliação tecnológica, necessário para o gerenciamento da assistência de enfermagem mais humanizada, efetiva e segurança. Esses conhecimentos são necessários para a otimização desses recursos nos espaços, atividades que estão inseridos organizacional, de quem adquiriu técnico-legais bem como financeiras, para tal.
A assistência de enfermagem exige pessoal e tecnologia especializadas. Assim, por exemplo, no caso de um equipamento, as habilidades necessárias incluem seu uso operacional, mas também
...