Tecnologias e ferramentas de gerenciamento no presente
Trabalho acadêmico: Tecnologias e ferramentas de gerenciamento no presente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marina2011 • 17/9/2014 • Trabalho acadêmico • 5.032 Palavras (21 Páginas) • 318 Visualizações
ÍNDICE
1. Introdução
2. Apresentação da Empresa
3. Breve Histórico da Empresa
4. Visão da Empresa
5. Considerações sobre os conceitos e papéis do gestor
6. Terceirização de Serviços
7. Tecnologias de Gestão
8. Ações e Programas de Responsabilidade Social
9. Questão da Ética Corporativa
10. Prejuízos e Consequências da Imagem da Empresa Por Falta de Ética
11. Entrevista Com Gestor da Empresa
12. Sugestões à Empresa
13. Considerações Finais
14. Referências Bibliográficas
1 - Introdução
Este trabalho visa o estudo das principais tecnologias e ferramentas de gestão da atualidade, passando pela ética corporativa, papéis dos gestores, terceirização de serviços e responsabilidade socioambiental.
2 - Apresentação da Empresa:
Razão Social: RCA Inteligência e Rastreamento de Mercado.
Nome Fantasia: RCA Pesquisas
Ramo de Negócio: Prestação de Serviço.
Atividades Relevantes: Pesquisas de Mercado.
Porte/Tamanho: Pequena Empresa
Número de Funcionários: 40
Produtos e Serviços: Coleta de informação de produtos no mercado do segmento de bebidas, tendo em vista o olhar do consumidor.
Endereço: Rua Paraná , 205 – Barueri / SP.
Principais Executivos: Herculano Peixoto (Diretor Superintendente) e Fabio Quiles (Diretor Comercial).
3 - Histórico da Empresa
A RCA Pesquisas iniciou suas atividades em Setembro de 2005 na cidade de Barueri com o principal objetivo de coleta de dados do mercado a pedido de uma grande multinacional no ramo de bebidas. No inicio a RCA contava apenas com sete funcionários. O capital inicial para composição do negócio na época não passou dos R$ 20.000,00, uma vez que a empresa iniciou suas atividades com toda a tecnologia disponível na época como palm tops (coletores) e software para compilação de dados, computadores e um escritório comercial simples apenas para efeito de reuniões com a equipe e compilação de dados a fim de enviar relatórios de pesquisas realizadas para o cliente.
A composição acionária iniciou e até os dias de hoje compõe de 50% para o Sr. Herculano Peixoto e 50% para o Sr. Fabio Quiles.
A RCA Pesquisas contava apenas com sete funcionários até o ano de 2005, onde prestava serviço para apenas uma única empresa do segmento de bebidas na cidade de Barueri e a partir do ano de 2006 apresentou todo o trabalho desenvolvido para representações comerciais de outras empresas do mesmo segmento na região tendo assim os seus serviços solicitados e contratados. Neste momento a RCA cresceu sendo necessário à contratação de pessoal operacional, gerente comercial, o quadro de funcionários passou dos 40. Hoje o nível de faturamento líquido aparece na casa de R$ 1.000.000,00 ao ano.
Quanto à cultura e clima organizacional da RCA praticados pelos funcionários, ressaltam-se entre os principais o comprometimento, ambiente de trabalho íntegro, remuneração baseada em méritos e programas de reconhecimento, foco no cliente, compromisso com o aprendizado e desenvolvimento, ênfase no recrutamento e retenção de talentos, auto grau de adaptabilidade e liderança altamente efetiva.
4 – Visão da Empresa
A RCA Pesquisas tem como missão gerar resultados dentro da ética e legalidade, atender as expectativas de seus clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade. Tem como valores o comprometimento, integridade, valorização de pessoas e respeito ao meio ambiente. O objetivo é sempre agregar conhecimentos, visando melhoria continua nos processos internos, na qualidade dos serviços e no relacionamento com o mercado.
5 – Considerações sobre os conceitos e papéis do gestor: De acordo com o gestor entrevistado, a esta função está atribuído diversas circunstâncias corriqueiras, é preciso sempre ser equilibrado, sabendo ouvir mais do que falar, a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. A definição do termo gestor deve estar inerente compreendida, não como um apagador de incêndios, mas um mediador da atuação, participação e envolvimento, aquele que lidera sendo referência e exemplo através da cumplicidade, da delegação de tarefas, atribuindo responsabilidades compartilhadas num misto de união, confiabilidade na busca de melhorias nas ações realizadas atribuindo intencionalidades coletivas, almejando o cumprimento da missão social, independentemente da onde essa se faz acentuada. Concluí-se que o gestor que é líder influencia, propõe motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da cooperação. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe. Podemos dizer que a liderança é um convívio metódico que viabiliza a reflexão e ação de forma a somar e solidária. É de fundamental importância dizer que o papel do gestor vai muito além do que meramente administrar, desempenhando funções que há muito tempo resumiam se a essa prática. O gestor líder na essência da palavra, sempre respeita a cultura organizacional, porém acredita na adversidade pessoal, respeitando as emoções e comportamentos dos seus liderados, e com esta proposta está sempre flexível a sofrer alterações estruturais e organizacionais saudáveis e benéficas para a instituição e desta forma consolida e aprimora o trabalho em equipe. Segundo o gestor entrevistado, mudar é preciso, porém sem danificar a estrutura organizacional. Isto se torna mais do que um fato, uma necessidade. O que faz a diferença é a forma com que o gestor introduz qualquer mudança na organização. O bom gestor promove uma reflexão junto aos funcionários sobre o assunto, culturalmente,
...