TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teiria Da Contabilidada

Pesquisas Acadêmicas: Teiria Da Contabilidada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Ciências Contábeis

DISCIPLINA: Teoria da Contabilidade

PROFESSOR: José Soares Ribeiro

Estimadas(os) acadêmicas(os),

Como forma de contribuir nos estudos da Teoria da Contabilidade, elaboramos um resumo do conteúdo dos cpítulos 01 a 05 do PLT. Desejamos bons estudos e sucesso.

Atenciosamente,

Prof. José Soares Ribeiro

A disciplina Teoria da Contabilidade é a base para se entender Contabilidade tendo em vista que ela, além de proporcionar um embasamento teórico, enfoca dois pontos fundamentais para a construção do conhecimento contábil que são: o quê e por quê.

Para iniciar a formação dos saberes contábeis, necessário se faz fazer uma viagem ao mundo da Contabilidade, desde o início da civilização até os dias de hoje.

A Contabilidade é uma das práticas mais antigas e surgiu com as primeiras manifestações racionais do ser humano. Foi reconhecida como ciência no final do século XVIII. A necessidade de o ser humano controlar suas riquezas, seus resultados, fez com que ele criasse um instrumento que o auxiliasse nesses controles, assim surgiu a Contabilidade. Como as demais ciências, tem sua história edificada pelos estudiosos, pesquisadores, pensadores e doutrinadores. Esta se inicia quando o homem deixa a caça e volta-se para a agricultura e o pastoreio. Daí a necessidade da organização econômica com vistas a controlar a produção, suas riquezas acumuladas. Existem evidências que os sumérios e os babilônios foram os primeiros povos a efetuarem controles contábeis de forma rudimentar, por meio das fichas de barro (FIGURA 1). Depois vieram os egípcios, que contaram com a escrita, consolidando-se com os italianos a partir do século XIV (SCHMIDT, 2000).

FIGURA 1 - Exemplos de fichas de barro utilizadas pelos primeiros povos para efetuarem de forma rudimentar controles contábeis.

Fonte: Schmidt (2000, p. 21).

Schmidt e Santos (2006) descrevem sobre a evolução da Contabilidade a partir da pré-história, mostrando a arqueologia da Contabilidade, que cronologicamente está evidenciada no Quadro 1.

QUADRO 1 - Cronologia da evolução da Contabilidade a partir da pré-história

Período Acontecimento

8000 a.C. Uso das fichas de barro, com diversas formas (esferas, discos, cilindros, triângulos, retângulos, cones, ovóides e tetraedros), que ficaram conhecidas como fichas simples e eram utilizadas para controle de estoque de produtos agrícolas, bem como controle da criação de animais.

4400 a.C. As fichas de barro ficaram complexas, continham cortes em formato de linhas ou pontuações, criando-se novos formatos.

3250 a.C. Aparecimento do selo sobre o envelope de barro visando a proteger as fichas contábeis.

3200 a.C. Impressão nos envelopes da referência a cada ficha colocada no interior.

3100 a 3000 a.C. Surgimento dos primeiros sinais pictográficos, cujas incisões eram feitas em pedras moles.

1500 a.C Utilização das tabelas de argila.

1100 a.C Surgimento da escrita alfabética.

650 a.C. Surgimento das primeiras moedas.

400 d.C Acontece a crise na Eurásia, houve a invasão nômade.

400 d.C a 1000 d.C. Aconteceu a ascensão do Islamismo. Os cristãos lançam as Cruzadas, cujo objetivo era expulsar os muçulmanos da Terra Santa.

Fonte: Schmidt e Santos (2006).

Após o ano de 1100 d.C. houve um grande impulso no desenvolvimento econômico do Norte da Itália motivado pelo crescimento rápido e generalizado da população, as oportunidades econômicas oferecidas pelas Cruzadas, a invasão dos turcos a Jerusalém, os conflitos com exércitos europeus por 200 anos, criando um caminho comercial entre a Europa e o Oriente Médio. Esse desenvolvimento se estendeu entre as cidades de Veneza, Gênova e Florença, na Itália. Esse período foi marcado pela mudança de condições sociais, por conta do avanço do capitalismo, permitindo que mais pessoas acumulassem bens e riquezas. Foi a partir daí que surgiu o método das partidas dobradas. Este método demonstrava: “quem recebe deve – débito” e “quem entrega tem haver – crédito”, o que na prática indica que, segundo esse método, não existe devedor sem credor, concluindo que invariavelmente sempre existirá um crédito para um débito correspondente ou vice-versa. Esse sistema é utilizado até os dias de hoje pela contabilidade (SCHMIDT; SANTOS, 2006).

A origem do método das partidas dobradas, tanto a data como o criador, é desconhecida. Existem registros que evidenciam que seu desenvolvimento aconteceu após o ano 1200. Em 1202, o contador e matemático Leonardo Fibonacci publicou sua obra “Líber Abacci”, na qual demonstrou a vantagem da prática da escrita por “números arábicos”, considerado um avanço importante na evolução da escrita para a transformação do método das partidas simples em método das partidas dobradas. Foi ele o responsável pela introdução da numeração arábica na Itália. Em 1458, Benedetto Cotrugli publicou o manuscrito “Il libro dell´arte di mercatura”, o qual continha contas de um sistema de partidas dobradas. Após 115 anos, esse manuscrito foi transformado em quatro livros: o primeiro trata de técnicas e práticas que os comerciantes da época deveriam conhecer; e os outros, apresentavam os deveres do comerciante para agir como um verdadeiro cristão, tanto no trato do negócio como no comando de seus empregados (SCHMIDT; SANTOS, 2006; SÁ, 2006).

A consolidação do “método de registro contábil das partidas dobradas” aconteceu em 10 de novembro de 1494, quando o Frei Luca Pacioli (1445-1517) publicou sua mais importante obra “La Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proportionalità”. Luca Pacioli (1445-1517) foi um grande matemático, publicou em sua summa o tratado “De computis et scripturis”, no qual está inserido o método de registro contábil de partidas dobradas. A partir dessa obra teve início a história do pensamento contábil, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com