Tendência Libertária
Dissertações: Tendência Libertária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paloma_SS • 17/11/2014 • 320 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
As Tendências Pedagógicas podem ser divididas em dois grupos: Liberal e Progressista.
A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. Divide-se em: Tradicional, Renovada Diretiva e Não-Diretiva e Tecnicista.
A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, são contra o autoritarismo e valorizam a experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica, dando mais valor ao processo de aprendizagem grupal do que os conteúdos de ensino. Divide-se em: Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos.
Como surgiu: As grandes desigualdades econômicas impostas pelo capitalismo industrial, levaram muitos pensadores a propor novas formas de organização e práticas de justiça social. Os idealistas do século XIX e
início do século XX, pensavam em melhorar o bem-estar da sociedade por meios coletivistas e conquistar o máximo de liberdade para o indivíduo.
Anarquismo
Principais nomes
Papel da Escola: A Pedagogia Libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário.
Conteúdos de Ensino: As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. É um instrumento a mais, porque o que realmente é importante para a pedagogia libertária é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
Avaliação: Não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos.
Relação Professor-aluno: Professor e aluno são livres, um em relação ao outro e desenvolvem uma relação baseada na autogestão e no antiautoritarismo.
Métodos de Ensino: Vivência grupal, assembleias, reuniões.
Pressupostos da Aprendizagem: As formas burocráticas das instituições existentes, por seu traço de impessoalidade, comprometem o crescimento pessoal. A ênfase na aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão visam favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres.
...