Tensão de carga média
Relatório de pesquisa: Tensão de carga média. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ti152007 • 2/10/2014 • Relatório de pesquisa • 527 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
Tensão Média na Carga
Se um voltímetro CC for ligado em paralelo com o resistor de carga , mediremos a tensão CC na carga (Vcc).
A fórmula a seguir-nos mostra como calcular a tensão média no retificador de onda completa, e também nos informa que a tensão média no retificador de onda completa é o dobro da tensão média no retificador de meia onda. É simples chegar a esta conclusão, visto que o retificador de onda completa aproveita os dois semiciclos da tensão de entrada, enquanto o retificador de meia onda só aproveita um semiciclo.
Tensão de pico Inversa
Na figura a seguir nós vemos o circuito equivalente do retificador em ponte durante o semiciclo positivo da tensão de entrada, D1e D3 estão polarizados diretamente e D2 e D4 polarizados reversamente. O circuito foi redesenhado para facilitar a nossa análise. Como D1 é uma chave fechada e D2 uma chave aberta, toda a tensão no enrolamento secundário aparece nos terminais de D2. O mesmo raciocínio podemos usar para D3 e D4.
Quando a tensão no secundário chega ao seu valor máximo ou de pico, a tensão reversa em D2 também chega ao seu valor máximo, ou seja, VD2 = Vp (sec). Podemos dizer então que a máxima tensão de pico inversa em D2 é o valor de pico da tensão no secundário. O mesmo ocorre com D4, ou seja, VD4 = Vip (sec) quando a tensão no secundário chega ao valor máximo.
VPI = Vp (sec)
VPI = tensão de pico inversa
Vp (sec) = tensão de pico entre os extremos do enrolamento secundário
O mesmo raciocínio pode ser usado para o semiciclo negativo da tensão de entrada. Veja que agora D1e D3 estão polarizados reversamente e D2 e D4 polarizados diretamente.
Quando a tensão no secundário do trafo atinge o valor de pico, o mesmo acontece com a tensão nos diodos D1 e D3. Portanto, a fórmula acima é válida para os quatro diodos.
Todas as fórmulas deduzidas nesta seção levaram em consideração o diodo como sendo ideal. Veja a seguir as mesmas fórmulas levando em consideração o diodo como sendo real.
VP(res) = Vp(sec) – 1,4V
Vcc = (2. VP(res) ) / π
Icc = Vcc / RL
Ip(res) = VP(res) / RL
VPI = Vp(sec) - 0,7
Frequência na carga
Uma observação importante a fazer sobre a tensão no resistor de carga é com relação a sua frequência, que é o dobro da frequência da tensão de entrada. Observe na figura 5 que para cada ciclo de tensão de entrada aparece dois ciclos de tensão no resistor de carga, visto que cada semiciclo de tensão de entrada equivale a um ciclo de tensão de saída.
Portanto, se a frequência de entrada for 60Hz, a frequência da tensão na carga será 120Hz.
...